quarta-feira, 28 de março de 2007

Cultivar a Alegria


A alegria pode ser vivida em estado permanente se a cultivarmos com delicadeza, tentando olhar os acontecimentos diários como mais uma oportunidade de crescimento interior. Os agradáveis, acariciam-nos a alma e fazem-nos sorrir; os desagradáveis, testam-nos a paciência e a tolerância perante as nossas falhas e as do outro.
Mas, é a forma como olhamos o acontecimento e não esse em si mesmo que condiciona o nosso estado de espírito. Se falhamos, evitemos cultivar a auto compaixão e aproveitemos para resolver o problema. É uma oportunidade de crescimento intelectual e/ou moral que nos é colocada no caminho. Se é o outro que nos agride sem motivo, ele mesmo já se afligiu a si próprio. Entre ficar magoado e ressentido, optemos por perdoar e esquecer a ofensa, elaborando planos para fazer o bem nalgum lugar.
E a Alegria continuará ao nosso lado.
A Alegria pode ser treinada se observarmos a harmonia da paisagem à nossa volta, a saúde do nosso corpo ou o sorriso do nosso filho. E se nada disso possuirmos, se a doença ou a solidão nos visitam, aproveitemos para elevar as nossas bênçãos ao Criador, pois o nosso sofrimento actual será o passaporte para um futuro melhor, se vivido com aceitação e compreensão das leis da reparação. Alegremo-nos pelo Futuro.
"Ninguém espera que o jardim esplenda em flores se não lhe cuidar do solo, das plantas, da rega e da protecção que exigem. " Joana de Ângelis em Iluminação Interior (Divaldo Pereira Franco).
Cultivemos pois, o bom hábito de estar alegres, elevando nosso padrão mental e emocional e projectando essa alegria no nosso semelhante. Ficaremos surpreendidos com os efeitos de bem-estar, ao fim de algum tempo. E se, de início, essa atitude nos exige esforço, mais tarde a Alegria se enraizará em nós e brotará espontânea. Não acontece o mesmo com os outros hábitos que gostamos de cultivar?!
Comecemos já HOJE, ao acordar, bendizendo mais uma manhã.

domingo, 25 de março de 2007

A OBSESSÃO

OBSESSÃO ocorre quando um espírito, vítima das nossas más acções em anteriores reencarnações, volta a encontrar-nos e nos reconhece vivendo de novo no corpo físico.
Através da nossa consciência culpada se estabelece a sintonia vibratória que impulsiona ao resgate da dívida contraída.
Começamos a sofrer influência desse espírito sofredor, seja pela emissão de pensamentos negativos, seja por actos impensados que passamos a cometer em exagero, seja pelas perturbações que admirados, constatamos estarem a envolver-nos e a rodearem nossa vida e aqueles que connosco convivem.
Damo-nos conta de que o nosso raciocínio está embotado, a nossa mente confusa e o nosso corpo físico abalado: são as forças que faltam, é a vontade que se anula, a irritabilidade que se manifesta, a vida que nos surge “sem graça”, a alegria que se esvai, o vazio que se instala, permitindo que à nossa volta nada mais faça sentido. Instalam-se as ideias depressivas e os pensamentos de suicídio não tardarão. É a vingança que se consuma.

Nunca, como na actualidade, a Ciência Médica atingiu tamanho avanço, encontrando soluções das mais variadas para aliviar sintomas, na área dos anti-depressivos, instilando-nos no cérebro as substâncias de que carecemos desde as dopaminas, à seratonina…
Nunca como agora, tantos seres humanos viveram com tomas diárias de comprimidos para encontrar a Alegria e o Amor à Vida.
Mas, nunca como agora, o Ser Humano sentiu tamanha ausência de esperança; nunca como agora, manifestou tamanha insatisfação interior.

É que se a medicina trata os efeitos, trazendo algum alívio e esperança de cura, todavia não conhece as causas que motivaram as ideias depressivas; e, logo mais, o doente experimenta a recaída, passando de um psiquiatra a outro e à inoculação de novas drogas que o adormecem, continuando o obsessor a ocupar-lhe os centros nervosos e a destilar no corpo físico as induções negativistas, causadoras de perene mal-estar.

Cabe ao Homem tomar consciência da enorme influência e intercâmbio que se estabelece entre encarnados e desencarnados que circundam o orbe terrestre e que, pelo seu estado evolutivo pouco adiantado, tanto contribuem para adensar o campo vibratório do planeta, aumentando o número de desastres individuais e colectivos a que diariamente assistimos.
Carece o Ser Humano da assistência dos bons espíritos que, embora nos protejam, acabam por se afastar, por nossa preguiça e inépcia.

Cultivemos nós o hábito da oração, os bons pensamentos em prol da família, de todos os que nos rodeiam e trabalhemos pelo bem da colectividade em geral e os bons espíritos regressarão, pois, outros que nos perseguem, já não encontrarão mais a sintonia espiritual para interferir e agitar nossas vidas.

Afinal, se da Morte ninguém foge, cultivemos a sementeira do serviço ao próximo na nossa área de intervenção na sociedade, contribuindo para a sua evolução e a nossa própria, no rumo da Felicidade que nos espera no Além, no Reencontro com a Vida, como nos diz Manoel Philomeno de Miranda (Espírito), pela psicografia de Divaldo Pereira Franco. (2006).

sexta-feira, 16 de março de 2007

A mediunidade


Médium é todo aquele que se constitui, pelas suas características orgânicas, como intermediário entre o espírito comunicante e o ser humano, captando as suas ideias, as suas influências, deixando-se guiar por pensamentos ou actos coincidentes com o seu carácter, seus vícios ou virtudes.
Pela lei da simpatia (afinidade) se estabelece a sintonia. Tal como o Homem se afasta ou aproxima na Terra de grupos que lhe são mais ou menos afins, provocando-lhe a simpatia ou a repulsa, assim acontece, quer no Mundo dos Espíritos (que se unem em famílias), quer nas suas manifestações aos encarnados, através do médium que melhor lhe serve os propósitos para o Bem ou para o Mal.
Se o espírito é leviano ou orgulhoso ou pretende tirar algum proveito pessoal da sua intervenção, procurará um médium compatível com seus desejos, procurando influenciá-lo, pelo elogio, pela cobiça de bens materiais, não tendo qualquer pejo em assinar por baixo com nomes sonantes que causem impacto na sociedade, para melhor exercer seu poder e difundir suas ideias, impedindo ou retardando o progresso da Humanidade.
Desde os tempos mais remotos esse intercâmbio se fez. Grandes benfeitores, inspiraram cientistas, filósofos, na resolução das grandes questões colocadas e cujo tempo para a sua descoberta era chegado. Músicos, pintores, escultores e escritores revolucionaram a Arte, recriando na Terra, um reflexo da Beleza que recolheram no Mundo Maior da Espiritualidade, através dos sonhos e visões espirituais, reproduzindo-as para maior conforto e alegria de todos.
Ninguém poderá afirmar, pois, que não é médium. Quem não teve já intuições que se revelaram verdadeiras, sonhos premonitórios? São as influências exercidas pelos espíritos, nossos anjos guardiães, que se acercam de nós para nos avisar de algum perigo ou nos afastar de obstáculos indesejáveis.
Quem se pode gabar de nunca ter sido assaltado por pensamentos de raiva, de vingança, de humilhação do outro? Se a nossa consciência repele tais pensamentos, provavelmente, eles nos são instigados, por espíritos que carecem de aperfeiçoamento moral, causadores de tantos males sociais e que circundam o planeta no estádio de imperfeição e ignorância em que este ainda se encontra.
Cabe-nos a nós, pelo nosso livre arbítrio, aceitar ou repudiar essas sugestões.

E é aqui que o Espiritismo desempenha o grande papel de reformador dos valores do Cristianismo, pelos quais se deve reger uma civilização mais justa e mais fraterna.
Espírita é, assim, aquele que conhece a Doutrina Espírita, que estuda e se inspira nas obras compiladas por Allan Kardec e que tenta burilar o seu carácter, com aplicações concretas no seu dia a dia, dos conselhos dos bons espíritos: Espíritas! Amai-vos, eis o primeiro ensinamento; instruí-vos, eis o segundo”(O Evangelho Segundo o Espiritismo, Espírito de Verdade, Paris, 1860, citado, igualmente, em O Livro dos Médiuns).
Há pessoas que detêm um talento especial (mediunidade ostensiva) para entrarem em contacto com os espíritos, tal como possuímos, todos nós, talentos especiais para a música, para a medicina, para a escrita…
Sendo espírita, o médium distingue-se de todos os outros, não por ser superior, mas pela grande responsabilidade que lhe cabe no desempenho da missão que lhe foi atribuída, pois detém o conhecimento e o auxílio dos Benfeitores espirituais: “a quem muito é dado, muito será pedido”.
Temos assim, que a mediunidade é independente das crenças do médium, do seu carácter, da sua cultura… e, se lhe foi concedida, foi para seu benefício moral e um mais rápido progresso no rumo da felicidade, pois ao aplicá-la no auxílio ao próximo, mais beneficia a si mesmo.

“-Se é uma missão, porque não se apresenta como privilégio dos homens de bem, sendo dada a pessoas que não merecem nenhuma consideração e que podem abusar dela?”

“-Precisamente porque essas pessoas necessitam dela para se aperfeiçoarem, e para que tenham a possibilidade de receber bons ensinamentos. Se não a aproveitarem, sofrerão as consequências. Jesus não falava de preferência aos pecadores, dizendo que é preciso dar aos que não têm?”
(Livro dos Médiuns, Capítulo XVII, questão 14).

quinta-feira, 15 de março de 2007

Sinais

"Em cada resposta aos outros, em cada gesto para com os semelhantes, em cada manifestação de teus pontos de vista e em cada demonstração de tua alma, grafas com tinta perene, a história de tua passagem."

Emmanuel

terça-feira, 13 de março de 2007

Divaldo em Faro

Divaldo Franco esteve este fim-de-semana em Faro no Algarve. Uma palestra no Sábado e um seminário no Domingo, sob o tema: "Reencontro com a Vida".
Lembrou-se os 150 anos da Doutrina Espírita e os seus 60 anos duma mediunidade abençoada.
Toda uma vida dedicada aos outros: no campo social com a Mansão do Caminho abrigando, alimentando e educando milhares de crianças; na divulgação do Espiritismo e das mensagens dos espíritos que recebe com humildade e dedicação; nas viagens constantes que realiza por todo o planeta, esclarecendo, consolando e renovando a Fé com as suas excelentes capacidades oratórias e a sua inspiração sobre os temas a tratar, conforme os auditórios, tocando os corações.
Divaldo, obrigada por existir!!!
Contou ele com o habitual humor que, quando era jovem, queria ardentemente dar Testemunho da sua Fé, chegando a desejar que o Comunismo acabado de chegar a Cuba, se estendesse ao Brasil para que ele pudesse ser fusilado em nome do Cristo!!!
Joana de Ângelis, sua guia espiritual, apareceu e prometeu levar-lhe o recado.
Divaldo ficou aguardando ansiosamente.
Após algum tempo e como Divaldo não desistia a sua mentora apareceu com a resposta.
-Divaldo, você quer mesmo?
- Sim, quero.
- Pois tenho a dizer-lhe que Jesus aceitou a sua proposta. Mas com algumas variações...Você queria morrer, não era?
-Sim, era.
-E não acha que era muito rápido esse sacrifício? Levar uns tiros exige apenas alguns minutos de agonia... Não. Jesus decidiu conceder-lhe 60 anos de testemunho, dia- a- dia... mas olhe, sem queixas, nem reclamações. Foi você quem pediu.
Divaldo tem cumprido!

ORAÇÃO

Que Deus não permita que eu perca o ROMANTISMO,
mesmo eu sabendo que as rosas não falam...
Que eu não perca o OTIMISMO,
mesmo sabendo que o futuro que nos espera não é assim tão alegre...
Que eu não perca a VONTADE DE VIVER,
mesmo sabendo que a vida é, em muitos momentos, dolorosa...
Que eu não perca a vontade de
TER GRANDES AMIGOS,
mesmo sabendo que, com as voltas do mundo, eles acabam indo embora de nossas vidas... Que eu não perca a vontade de
AJUDAR AS PESSOAS,
mesmo sabendo que muitas delas são incapazes de ver, reconhecer e retribuir esta ajuda... Que eu não perca o EQUILÍBRIO,
mesmo sabendo que inúmeras forças querem que eu caia...
Que eu não perca a VONTADE DE AMAR,
mesmo sabendo que a pessoa que eu mais amo, pode não sentir o mesmo sentimento por mim...
Que eu não perca a LUZ e o BRILHO NO OLHAR,
mesmo sabendo que muitas coisas que verei no mundo, escurecerão meus olhos...
Que eu não perca a GARRA,
mesmo sabendo que a derrota e a perda são dois adversários extremamente perigosos... Que eu não perca a RAZÃO,
mesmo sabendo que as tentações da vida são inúmeras e deliciosas.
Que eu não perca o SENTIMENTO DE JUSTIÇA,
mesmo sabendo que o prejudicado possa ser eu...
Que eu não perca o meu FORTE ABRAÇO,
mesmo sabendo que um dia meus braços estarão fracos...
Que eu não perca a BELEZA E A ALEGRIA DE VER,
mesmo sabendo que muitas lágrimas brotarão dos meus olhos e escorrerão por minha alma... Que eu não perca o AMOR POR MINHA FAMÍLIA,
mesmo sabendo que ela muitas vezes me exigiria esforços incríveis para manter a sua harmonia...
Que eu não perca a vontade de
DOAR ESTE ENORME AMOR
que existe em meu coração, mesmo sabendo que muitas vezes ele será submetido e até rejeitado...
Que eu não perca a vontade de
SER GRANDE,
mesmo sabendo que o mundo é pequeno...
E acima de tudo...
Que eu jamais me esqueça que Deus me ama infinitamente, que um pequeno grão de alegria e esperança dentro de cada um é capaz de mudar e transformar qualquer coisa, pois....
A VIDA É CONSTRUÍDA NOS SONHOS E CONCRETIZADA NO AMOR! (Chico Xavier)

Porque...

Resolvi criar este blog porque, ao percorrer a net, notei a carência de debates (em Portugal) em espaços deste tipo, com excepção da ADEP, cujo trabalho de divulgação, no seu site, tem sido bastante meritório, sobre um tema fundamental para a Humanidade - o Espiritismo: doutrina de Esperança, Caridade e Luz.
Pouco mais pretendo do que meditar em voz alta e, se puder, contribuir para desfazer alguns tabus que ainda existem no nosso país sobre a doutrina e os espíritas que são confundidos com os que lêem o futuro nas cartas ou inventam mezinhas que curam todos os males. Basta consultar os anúncios dos jornais diários para percebermos a parafernália de médiuns “espíritas” (que de Espíritas nada têm) que se propõem, cobrando dinheiro, socorrer os desesperados que a eles recorrem, aproveitando-se do nome duma doutrina que nada pede em troca, a não ser o estudo e a mudança interior daqueles que lhe procuram o auxílio.
O Espiritismo é uma doutrina de Esperança e Amor, um guia de conduta da vida, que responde aos problemas do Ser, do Destino e da Dor. Uma Doutrina libertadora de consciências que, se vivida, nos proporciona a base para o progresso do Espírito, objectivo de nossa existência terrena.
Que este 'blog' possa servir para esclarecimento mútuo e troca de experiências, sem preconceitos, tendo sempre em conta que, nestes assuntos, por muito que saibamos, pouco sabemos.
“O objectivo da sua vida na Terra é o aperfeiçoamento espiritual.” André Luiz