terça-feira, 31 de julho de 2007

Reunião Mediúnica

PARTE II
Passados alguns minutos, grande emoção nos invade. Pela emoção sentida pressentimos desde logo que se trata de um espírito amigo, muito querido, espírito familiar de mais de uma década e meia: o ‘amigo Amen’.
Transmitiu-nos a mensagem que passamos a transcrever.

“Boa noite meus irmãos

Que a Paz do Senhor desça sobre todos vós.

Temos gravadas estas palavras em nossas almas imortais, palavras de Jesus, pensamentos abnegados, actos de puro altruísmo. Nossos defeitos enraizados nos têm feito falhar, em tentativas consecutivas e andamos, seres humanos, repetindo as lições, século a século, ouvindo palavras que já conhecemos, acordando conselhos já ouvidos, muitas vezes não sentidos ou completamente esquecidos nas nossas acções em cada encarnação.
Não é demais relembrar-vos que é o egoísmo, contrário a qualquer acto de Amor, que nos atrasa a nossa jornada, que nos faz cair nos obstáculos, em vez de os atravessarmos, olvidando nossos interesses, esquecendo a procura do nosso bem-estar em detrimento do outro, daquele que sofre um pouco mais do que nós, daquele que tem um pouco menos do que nós. Amando um pouco mais do que ele, doando um pouco mais de nós, para alcançar mais uma ponte e atravessar para a outra margem da evolução.
Que estas palavras sejam, não gravadas, porque já estão em nosso íntimo, mas que sejam aplicadas, registadas em cada gesto que façamos, em cada pensamento que emitimos, em cada acto que executamos. Se não for na perfeição, que pelo menos elas nos venham à memória antes que nosso pensamento se concretize e se desenvolva, para evitar que nosso gesto se concretize e seja divulgado, provocando o escândalo, o escândalo, não aquele que é registado pelo homem como escândalo, mas todo aquele gesto que nos marca a consciência, fazendo-nos fugir de nós próprios quando acordamos.
Extirpemos, meus irmãos, esse mal que carregamos connosco há tanto tempo. Sejamos fortes.
Dupliquemos nossa fé.
Façamos de Jesus o nosso irmão inseparável. Aquele que nos faz recuar a tempo, porque está ali mesmo ao lado, porque olhamos para ele e nos envergonhamos.
Que Jesus seja o nosso guia diário, o nosso irmão mais velho, a nossa consciência, para que possamos crescer em beleza, em harmonia, em amor ao próximo.

Amigo Ámen

À indagação do doutrinador sobre a natureza dos trabalhos efectuados, o Amigo Ámen esclarece:

Este amigo, este irmão (que se manifestou hoje) já cá está há uns tempos. Um pouco zangado, como é natural, dentro do seu entendimento, da sua vivência da última encarnação terrena. Com o tempo aprenderá mais um pouco.

O doutrinador refere que a médium tem andado entusiasmada com as suas tarefas, a que o Amigo Ámen responde:

A médium está estudando, está aprendendo e está ensinando. Quereis missão mais bonita do Homem, quando cumpre estes três objectivos? Ora aí tendes um exemplo do não-egoísmo. Um dos remédios mais eficazes contra as depressões, contra os vazios existenciais. Se o Homem compreender que o verdadeiro trabalho nos enriquece e nos cura as doenças, avançará um passo de gigante em relação à eternidade.

Além disso, este trabalho de amor ao próximo está a ser dirigido pela equipa que assiduamente aqui comparece e mais uns instrutores, um pouco mais evoluídos, que lhes entregaram a tarefa, pois chegou a hora, meus irmãos, como já vos tem sido dito muitas vezes, chegou a hora de fazer o máximo, de não perder o tempo, de acudir a muitas almas desesperadas, perto do suicídio, da desesperação, da falta de fé.
Todos os braços são poucos, todo o trabalho nunca será demais para atender a tantos necessitados do corpo e sobretudo do espírito.
Almas doentes que precisam de um socorro, de uma palavra de esperança, de uma palavra amiga, de um destino com o objectivo de crer que a vida continua, que Deus nos espera num reino de felicidade.

O doutrinador lamenta-se do modelo de desenvolvimento materialista seguido pelas sociedades ocidentais, a que o Amigo Ámen responde:

Não dispersemos nossas energias. Meditemos naquilo que se deve fazer para melhorar a situação. Lamentos é o que ouvimos cada vez mais no Planeta. Esses nada realizam. Faz falta, como disse:
vibrações de Amor
vibrações de Paz
vibrações de Esperança;
o aumento da Fé
o acreditar em Jesus
o ansiar a Deus
com a certeza de que Ele nos espera.
Esse é o caminho, encarando as adversidades com serenidade, se não com alegria, porque mais difícil se torna ao Homem reconhecer o sofrimento e alegrar-se com ele, porque está a avançar na sua caminhada.
Mas aguardemo-lo com serenidade, acreditando que Deus nos levará em conta o facto de não nos revoltarmos, de não gritarmos contra Ele, de não blasfemarmos.
Digamos que O amamos e que acreditamos que um dia seremos merecedores da felicidade.
Oremos por nossos irmãos.
Oremos por todos os que sofrem desastres calamitosos, cada vez mais frequentes, por acção nefasta da ignorância e do egoísmo.
Libertemos o Planeta das nuvens densas da negatividade, da blasfémia, do desespero, da falta de fé, erguendo nossos pensamentos ao Alto, porque um não faz a diferença, mas um mais um, mais um, chamará outro e outro e outro.
E quando forem a maioria, o Planeta aliviará as suas chagas e respiraremos todos um pouco melhor. É esse o objectivo mais próximo, que a todos nos cabe:
Os que estão despertos, os que têm fé e querem acompanhar a mudança para um mundo maior, de Fraternidade e de Amor, segundo as regras do Cristo, sob as ordens do Seu Pai, o Nosso Pai.

Que a Paz fique convosco irmãos Que a vossa fé não esmoreça. Lembrai-vos dos trabalhadores de última hora e segui vossa jornada diária em paz, em confiança, amando a todos que se cruzam no vosso caminho e se o não o puderdes fazer, desculpando os erros do próximo, olhando que vós também os tendes e segui com tranquilidade.”

sábado, 28 de julho de 2007

Reunião Mediunica

No momento em que ia postar o texto prometido, o computador "pifou" e foi para restauro, com todo o material que tinha preparado... Entretanto, chegam notícias do Grupo "Amigo Amén".

Na reunião de quatro para cinco de Abril de 2007, após leitura de uma lição do Evangelho Segundo o Espiritismo, manifestou-se uma entidade indignada pelo facto dos presentes andarem envolvidos com ‘ideias espíritas’, consultando, inclusivamente a Internet, onde lêem e colocam mensagens. Tratava-se de um amigo que frequentou uma igreja protestante e, apesar de desencarnado, continuava muito arreigado às ideias que cultivou em sua vida terrena, impedindo, assim o seu progresso espiritual. Foi conduzido por uma entidade familiar a quem ele muito amava.

Segue-se o diálogo que o doutrinador travou com esta entidade.


Espírito – Já não se compreende nada. Antigamente havia regras, sabia-se para onde se ia, conheciam-se as famílias. Ou eram de boas famílias ou eram gente que não interessava. Havia ordem no mundo. As pessoas defendiam valores. Ia-se à igreja. As pessoas ouviam o padre, os pastores. Tudo ordenado. Agora é só bandalheira. Filosofias, filosofias, filosofias...

Doutrinador – E tu és contra as filosofias, amigo?

Espírito – Ah. Isso é... loucuras, loucuras. Anda tudo louco. E ainda se dão ao descaramento de andarem aí a propagarem disparates. Onde é que já se viu? Cada vez há mais gente a dizer disparates.

Doutrinador – Como por exemplo...

Espírito – Ah. Isso é só leres. Cada vez há mais loucos. Não sei onde é que este mundo vai parar. Parece que toda a gente decidiu ficar sem cérebro.

Doutrinador – A que loucura te referes, amigo?

Espírito – Todas as ideias que não se compreendem, que são propaladas por todo o lado. Já não lhes chegam os jornais. Agora inventaram um mecanismo que corre todo o mundo. É a globalização.

Doutrinador – Bom, quando as ideias são boas, vale a pena.

Espírito – Pois se fossem, pois se fossem...

Doutrinador – E a que ideias más é que te referes amigo?

Espírito – Essas espíritas, que andam para aí a circular.

Doutrinador – E tu és contra?

Espírito – Eu sou contra.

Doutrinador – És católico?

Espírito – Eu... Por acaso não sou. Escusa de estar já a me acusar. Por acaso até sou protestante. Eu não acredito nessas coisas dos santos.

Doutrinador – Mas acreditas em Deus.

Espírito – Por acreditar em Deus é que fico furioso de ver tanto disparate. E gente que tinha a obrigação de se comportar... não senhor, são os primeiros a avançar.

Doutrinador – E cada vez são mais...

Espírito – Pois eu estou a falar de quê? Exactamente de quê? Este mundo vai caminhando para a perdição. Não se segue nenhum pastor. Não se ouve as conversas. Não se segue, não se respeita a Deus. Brinca-se com tudo. Até se brinca com os mortos. Que é o que esses espíritas andam para aí fazendo é falando com os mortos. Não deixam os mortos dormir em paz.

Doutrinador – E o que é que tu achas disso?

Espírito – Mau. Péssimo. Condenável. Se fossem à igreja já não faziam essas coisas.

Doutrinador – Mas se os mortos estão mortos então não conseguem certamente...

Espírito – Têm que descansar.

Doutrinador – Mas como é que descansam?

Espírito – Olha, não sendo invocados.

Doutrinador – Mas ninguém aqui invoca mortos.

Espírito – Não? Então essas ideias espíritas não têm a ver com isso? Claro que têm.

Doutrinador – Mas diz-me uma coisa, amigo. Como é vieste até aqui?

Espírito – Olha... É uma boa pergunta. É uma boa pergunta. Não sei. Ainda não pensei nisso.

Doutrinador – Onde é que estavas antes, se não é indiscrição?

Espírito – Andava para aí.

Doutrinador – Perdido?

Espírito – Perdido não! Eu não estou perdido! Não me ponhas palavras na boca que eu não disse.

Doutrinador – Não mas...

Espírito – Olha, sabes que estão a torturar-me. Tenho estado aqui, obrigado a estar aqui. Não consigo sair desta casa. Ainda por cima tenho que ler asneiras, asneiras atrás de asneiras!

Doutrinador – Mas amigo, se vieste aqui ter sem saber como...

Espírito – Sim. Parece que me arrastaram para aqui.

Doutrinador – Isso é realmente muito estranho, não achas?

Espírito – Pois acho. Coisas do demónio.

Doutrinador – Mas se fossem coisas do demónio deverias estar a sentir-se muito mal...

Espírito – E sinto-me mal. Eu não quero estar aqui. E obrigam-me a ler coisas... que me põem doente...

Doutrinador – Contra as quais tu te encontras... Tu não concordas.

Espírito – São condenáveis. Quando não são condenáveis, são loucuras de gente que não funciona.

Doutrinador – Então diz-me uma coisa, querido amigo. Tu, certamente tens familiares?

Espírito – Não tens nada de chamar para aqui os meus familiares.

Doutrinador – Não estou a chamar os familiares, de mundo algum.

Espírito – Para bem deles não estão aqui!

Doutrinador – Pois, mas certamente tens familiares que não vês há muito tempo...

Espírito – Todos temos.

Doutrinador – ...e alguns deles muito queridos...

Espírito – Como é que tu sabes disso?

Doutrinador – Ora... Alguns deles muito queridos, que tu gostarias de ver... E eu tenho a certeza – verdade ou mentira? - que tu gostarias de ver.
Então e se nós pedíssemos a Deus – e eu sei que acreditas em Deus – se pedíssemos a Deus ajuda para que tu revisses familiares que te são muito queridos?

Espírito – Pois se Deus me ajudasse a sair daqui eu ficaria... eu já lhe ficava agradecido.

Doutrinador – Mas, certamente, se algum familiar amigo vier aqui ter contigo, tu não vais dizer que não. Se for um familiar querido. Eu tenho a certeza. E se tu não pedires, sou eu que peço a Deus. E eu sei que acreditas em Deus.
Eu vou pedir a Deus, que é nosso Pai...

Espírito – Pede, pede, que eu não tenho o meu pastor aqui.

Doutrinador – Ora bem. Então eu vou pedir. E tu, como tens fé...

Espírito – Ai! Mas tu és espírita. Não! Não! A tua oração não funciona... Chama lá o meu pastor!

Doutrinador – Vamos a ver. Eu vou orar a Deus para ver se o teu pastor pode comparecer aqui...

[O doutrinador, com muita fé, ora um Pai Nosso, pedindo pelo amigo presente. A entidade começa a bocejar. Todo o grupo está concentrado]

Decorrem alguns minutos de concentração e oração em silêncio...

Espírito – A minha avó Carmina!... É um anjo. Vem-me buscar. Há tantos anos que eu não a via. Vou para o Céu com ela!

Doutrinador – Estás a ver, querido amigo. Sempre valeu a pena vir até aqui.

Espírito – Pois... deve ter sido para eu ver aquilo que não era correcto. Para vos aconselhar a mudarem de vida. E agora vou para o Céu.

Doutrinador – Com certeza. E, certamente, tua querida avó, pois as nossas avós são muito queridas...

Espírito – Mas ela diz para vos agradecer. Mesmo assim eu agradeço, porque vocês fizeram com que ela viesse aqui. Ah...lá servem para alguma coisa essas ideias dos espíritas. Ah, lá servem para chamar...Bom eu não consigo pronunciar essa frase... Mas...agradeço-vos.

Doutrinador – Agradeçamos a Deus, porque é Deus que tudo permite. Nós, quem somos? Cada um de nós. E agradecemos também à tua querida avó em nome de Deus ter vindo para te levar para o Céu. E lá, certamente irás aprender muitas coisas.

Espírito – Ah. Vou descansar...

Doutrinador – Que Deus te abençoe querido amigo e leva um grande abraço da nossa parte.

Espírito – Que Deus vos abençoe também...

Doutrinador – Obrigado, amigo e desculpa-nos as nossas ideias...

Espírito –...embora eu não concorde com que o que vocês andam fazendo. Mas não são más pessoas.... Só precisam de orientações de um bom pastor.

Doutrinador – Obrigado pelo conselho, querido amigo

[O doutrinador agradece a Deus e a Jesus todo o auxílio recebido, desejando para a entidade manifestante as maiores venturas]

A entidade é conduzida, acompanhando a ‘avó Carmina’ e o grupo continua concentrado, em oração e silêncio.

Passados alguns minutos, grande emoção nos invade. Pela emoção sentida pressentimos desde logo que se trata de um espírito amigo, muito querido, espírito familiar de mais de uma década e meia: o ‘amigo Amen’.
Transmitiu-nos a mensagem que passamos a transcrever.
(próximo post)

segunda-feira, 23 de julho de 2007

A controvérsia sobre as Crianças Índigo – Parte II


O termo índigo surgiu através da “vidente” Nancy Ann Tappe, que diz ter começado a observar nas crianças uma “aura azul” de tonalidade índigo.
Ela é citada no primeiro livro de Lee Caroll.
Mas esta informação das “Crianças Índigo” serviu apenas de isco para Lee Caroll.
Este declara-se um “homem de negócios” e diz que “agora, estou envolvido com isto!” Já perceberemos porquê!

Lee Caroll começou a receber mensagens ( canalizar é o termo que emprega) duma entidade que se autodenomina Kryon e que afirma, também ele, que as crianças índigo estão chegando à Terra.
Esta entidade declara, logo de início: que fez um «contrato» com o seu «sócio» e que, «Escolhi este escritor por várias razões, a principal das quais é que ele concordou em fazê-lo, antes de chegar à Terra.»

Segundo Lee Caroll: «Desta elevada (???!!!) Entidade, situada para além do véu (como diz o próprio Kryon), surge algo urgente, sério e, ao mesmo tempo, muito carinhoso.”
O quê? O amor, claro.
«O amor não está a ser reconhecido pelo poder que tem, e também não está a ser usado correctamente». Vejamos então o que o AMOR ao PRÓXIMO tem rendido ao “homem de negócios”, transformado repentinamente em “canal” mediúnico!

Lee Caroll já editou 12 livros, traduzidos em várias línguas. Promove encontros na Europa e Estados Unidos, enchendo plateias que pagam para ouvirem mensagens de Kryon em directo. Aí pode aceder a tudo o que deseje: livros, filmes, souvenirs… desde que pague!

Lee Carroll fundou a Energy Extension Incorporation (Corporação para Ampliação Energética) para modificar o ADN (???!!!) de pessoas que não são índigo, mas que o pretendem ser, pagando!!! REVOLUÇÂO CIENTÍFICA!!! Como a comunidade científica anda distraída e se esqueceu de nos avisar deste autêntico MILAGRE, a novidade teve tanto sucesso que já foram criadas mais duas empresas: a Universal Calibration LatticeÒ (Malha de Calibração Universal) e a EMF Balancing TechniqueÒ (Técnica de Equilíbrio EMF) que realizam tratamentos (?!) nas sedes espalhadas um pouco por todo o lado. Só no Brasil, podem encontrá-las em São Paulo, Campinas, Porto Alegre, Rio de Janeiro e Jundiaí!!!
Um autêntico MILAGRE PAGANTE que se propaga GENEROSAMENTE a toda a Humanidade!!!
No Brasil espera-se ansiosamente a “vinda do Amado Mestre encarnado Lee Carroll, em 2008.”
Todos podem atingir a “iluminação”, através dum “investimento”(em dinheiro, bem entendido). Um deles é o “Seminário Ativação para a Ascensão”, que é “um contacto intergaláctico ao participante. Conduzido pelo seu Eu Divino, o participante que queira fazer na Terra o seu contrato de vida, tem a oportunidade de entrar em contacto com os Mestres de Luz”. Para esta iluminação em particular, o “investimento” é de duzentos reais por pessoa. É só consultar os muitos sites do Grupo no Brasil, para podermos ter acesso às mensagens de Kryon e do “Comando Estelar de Ascensão da Terra”, seja lá o que isso for!!!
Mas, como os negócios podem sempre ser aumentados, já não há somente algumas crianças índigo! TODOS os pais, sem excepção, podem ficar descansados, porque têm o DIREITO de ter em suas casas CRIANÇAS ÍNDIGO.
A“vidente” Nancy Ann Tappe afirma: «Todas as crianças que mataram colegas de escola ou os próprios pais, com as quais pude ter contato, eram índigos. Eles tinham uma visão clara de sua missão, mas algo entrou em seu caminho e elas quiseram se livrar do que imaginavam ser o obstáculo. Trata-se de um novo conceito de sobrevivência. Todos nós possuímos esse tipo de pensamento macabro quando crianças, mas tínhamos medo de colocá-lo em prática. Já, os índigos não têm esse tipo de medo».

Uma mina de ouro, estas Crianças Especiais!!! Só cai quem quer, é claro!
Mas a minha pergunta é: que fazem os Espíritas Brasileiros, no meio disto???
Já ESQUECERAM Kardec???

Não admira que haja um clamor de indignação no movimento espírita no Brasil, nos quais se incluem nomes bem conhecidos como Heloísa Pires, Rita Foelker, Dora Incontri, Franklin Santana Santos, Paulo Henrique de Figueiredo e tantos outros!!!
E que eu me tenha sentido na obrigação de falar do assunto!
Lembro aqui as palavras actualíssimas de J.Herculano Pires

“Infelizmente a maioria das criaturas não gosta de reconhecer os seus limites. A vaidade e a ambição levam muita gente a dar passos mais largos do que as pernas permitem. É o que hoje vemos, de maneira assustadora, em nosso meio espírita. Os casos de fascinação multiplicam-se ao nosso redor. Pessoas que podiam ser úteis se transformam em focos de confusão e perturbação, entravando a marcha do Espiritismo com a sustentação de teorias absurdas que levam a doutrina ao ridículo.

Aí estão, diante de nossos olhos, as fascinações da vaidade nos empantanando os caminhos da evolução natural e necessária da doutrina. Ou lutamos contra elas ou incentivamos a sua propagação e proliferação”.
No post seguinte, analisaremos a qualidade espiritual da “elevada entidade Kryon”, a partir do seu livro (o 1º) original que eu possuo e que, entretanto, tem vindo a ser alterado, consoante os interesses.





sexta-feira, 20 de julho de 2007

Divaldo e as crianças Índigo


A controvérsia sobre as Crianças Índigo

  • Divaldo Pereira Franco é uma das figuras mais conhecidas e admiradas dentro do movimento espírita, tendo dedicado toda a sua vida à divulgação da doutrina, um pouco por todo o mundo, que percorre sem parar com um dinamismo assombroso, apesar da sua idade avançada, e cativando com a alegria que o caracteriza, quem lhe ouve os ensinamentos.
    Mas, ultimamente, a controvérsia tem vindo a aumentar, devido ao tema das crianças índigo. Ainda em Janeiro deste ano, na Universidade de San Diego, Divaldo desenvolveu o tema afirmando que:
  1. as recentes descobertas matemáticas de alguns astrónomos apontam para a existência de Alcíone, uma estrela de 3ª Grandeza, da constelação das Plêiades, à volta da qual o Sistema Solar gira demorando 26.000 anos para completar o ciclo.Em cada 10.000 anos o Sistema solar penetra no cinturião de fótons que envolve Alcíone, o que começou a acontecer em 1972; a partir de 1987 a Terra começou a penetrar a mesma faixa especial, beneficiando-se da sua radiação fria e sem sombra, o que permite a reencarnação de alguns Espíritos dessa estrela no nosso planeta, tornando-se índigos e cristais.
  2. Os primeiros são os preparadores da Nova Era e os segundos são os missionários que, ao lado dos nobres guias da Humanidade, promoverão a mudança de mundo de provas e expiações para o mundo de regeneração.

  • Até aqui nada temos a objectar, porque estas afirmações carecem de provas e não passam, por isso de afirmações pessoais. A responsabilidade é de quem as emite.
    A sua mentora, que eu saiba, nunca usou o termo índigo nem cristal, limitando-se a declarar que vivemos uma época de transição planetária e que por isso, novos espíritos estão chegando à Terra, para procederem à sua transformação. Presença Espírita Setembro/Outubro de 2006 (ver post de Abril: "A Grande Transição Planetária- pARTE 1-Constatações”);

  • As informações que possuímos dos espíritos vão também no mesmo sentido, afirmando eles que este momento é especial, pois espíritos mais adiantados MORALMENTE estão a reencarnar em grande número para ajudar o planeta que passará de mundo de Provas e expiações para mundo de Regeneração.

  • Todavia, os mesmos espíritos lembram também que está a ser concedida a última oportunidade de vivência no planeta a entidades mais atrasadas e carentes de valores, que já não reencarnavam há séculos, para que beneficiem do aprendizado terrestre, que em seguida, levarão para outros planetas mais atrasados e conducentes com o seu grau de adiantamento moral, afim de ajudarem esses mesmos mundos a progredir.
  • Como, distinguir uns dos outros?!
    Exactamente pelo seu CARÁCTER, pelas tendências que revelam desde a mais tenra idade, pelo ALTRUÍSMO e BONDADE expressas no contacto com os outros, família, animais e natureza, em suma, pelos ELEVADOS PADRÕES MORAIS que defendem!!! Poderão as crianças actuais ser diferentes por múltiplos factores e também (porque não?) por serem mais adiantadas. Mas terão de o demonstrar para que o possamos aceitar!!!

  • Se vêm “problemáticas” com o objectivo de nos esforçarmos, de inventarmos, redescobrirmos novas maneiras de as educar e fazer crescer, são bem vindas. Dessa forma a ciência avança em conhecimento e espiritualidade, no sentido do homem integral.
  • Compreendemos que Divaldo que dedicou a sua vida às crianças, adoptando muitas delas como filhos e recolhendo centenas na sua monumental obra de caridade “A Mansão do Caminho”, tenha a experiência suficiente para notar as diferenças e tentar estudá-las e compreendê-las.
  • O que já não conseguimos entender é a forma como todo este assunto tem vindo a público, bem aproveitado por um grupo que visando o lucro que este tipo de informações poderia trazer, tudo tem feito para enriquecer numa sociedade consumista e irresponsável como a nossa, em que os valores do sacrifício e da paciência motivadas pela compreensão dos objectivos reais da Vida se vão perdendo. Valoriza-se o desculpismo e a ausência do esforço para a mudança das atitudes e dos vícios mentais, pagando, se necessário for, somas avultadas para nos libertarmos da Responsabilidade individual. Pagamos para que outros façam o trabalho por nós e possamos disfrutar o melhor possível dos prazeres desta vida.
  • Ora, se há uma coisa clara no Espiritismo é que cabe somente a cada um de nós mudarmos a nossa vida para melhor, alterando os nossos padrões vibratórios, assumindo as consequências dos nossos actos, nesta ou em outras vidas e sermos os artífices do nosso futuro, praticando o amor e a caridade ao próximo.
  • Pelas dimensões que todo este assunto vem adquirindo e o interesse manifestado por todos, seria bom que Divaldo e o movimento espírita se demarcassem claramente do polémico e, ainda por provar, vocábulo ÍNDIGO, tema em voga, pelo que tem chegado ao meu conhecimento, nalguns Centros Espíritas Brasileiros.
  • A Doutrina Espírita não pretende conquistar adeptos e, se não se fecha aos novos assuntos, porque se centra na pesquisa dos factos, visa fazê-lo de forma científica e baseada na razão.
    Não pode ser desvirtuada por opiniões, mais ou menos pessoais, vindas de quem vierem e muito menos penetrada por modismos que a descredibilizam. Para isso nos alerta Kardec, na “Introdução” de “O Evangelho Segundo o Espiritismo”.
  • Consciente de que esta tema das crianças índigo não consta das Obras da Codificação Espírita, tratei dele em alguns posts, no sentido de suscitar a reflexão, dado o interesse que o assunto tem levantado. Mas, sempre coloquei a tónica na responsabilidade das famílias e na atenção redobrada que as nossas crianças exigem.
    Nos posts seguintes relatarei os dados que possuo sobre quem deste assunto se vem aproveitando, no campo terreno e espiritual, pois são de suma gravidade.

terça-feira, 17 de julho de 2007

Poema da Gratidão

Oração Final – Por Divaldo Pereira Franco

Muito obrigado Senhor!
Muito obrigado pelo que me deste.
Muito obrigado pelo que me dás.

Obrigado pelo pão, pela vida, pelo ar, pela paz.
Muito obrigado pela beleza que os meus olhos vêem no altar da natureza.
Olhos que fitam o céu, a terra e o mar
Que acompanham a ave ligeira que corre fagueira pelo céu de anil
E se detém na terra verde, salpicada de flores em tonalidades mil.


Muito obrigado Senhor!

Porque eu posso ver meu amor.
Mas diante da minha visão
Eu detecto cegos guiando na escuridão
que tropeçam na multidão
que choram na solidão.

Por eles eu oro e a ti imploro comiseração
porque eu seique depois desta lida, na outra vida, eles também enxergarão!


Muito obrigado Senhor!
Pelos ouvidos meus que me foram dados por Deus.
Ouvidos que ouvem o tamborilar da chuva no telheiro
A melodia do vento nos ramos do olmeiro
As lágrimas que vertem os olhos do mundo inteiro!

Ouvidos que ouvem a música do povo que desce do morro na praça a cantar.
A melodia dos imortais, que se houve uma vez e ninguém a esquece nunca mais!
A voz melodiosa, canora, melancólica do boiadeiro.
E a dor que geme e que chora no coração do mundo inteiro!

Pela minha alegria de ouvir, pelos surdos, eu te quero pedir
Porque eu sei
Que depois desta dor, no teu reino de amor, voltarão a sentir!


Obrigado pela minha voz
Mas também pela sua voz
Pela voz que canta
Que ama, que ensina, que alfabetiza,

Que trauteia uma canção
E que o Teu nome profere com sentida emoção!

Diante da minha melodia
Eu quero rogar pelos que sofrem de afazia.
Eles não cantam de noite, eles não falam de dia.
Oro por eles
Porque eu sei, que depois desta prova, na vida nova
Eles cantarão!


Obrigado Senhor!

Pelas minhas mãos
Mas também pelas mãos que aram
Que semeiam, que agasalham.
Mãos de ternura que libertam da amargura
Mãos que apertam mãos
De caridade, de solidariedade

Mãos dos adeuses
Que ficam feridas
Que enxugam lágrimas e dores sofridas!

Pelas mãos de sinfonias, de poesias, de cirurgias, de psicografias!
Pelas mãos que atendem a velhice
A dor
O desamor!
Pelas mãos que no seio embalam o corpo de um filho alheio sem receio!
E pelos pés que me levam a andar, sem reclamar!


Obrigado Senhor!

Porque me posso movimentar.
Diante do meu corpo perfeito
Eu te quero rogar

Porque eu vejo na Terra
Aleijados, amputados, decepados, paralisados, que se não podem movimentar.

Eu oro por eles
Porque eu sei, que depois desta expiação
Na outra reencarnação
Eles também bailarão!


Obrigado por fim, pelo meu Lar.
É tão maravilhoso ter um lar!
Não é importante se este Lar é uma mansão, se é uma favela, uma tapera, um ninho, um grabato de dor, um bangalô, uma casa do caminho ou seja lá o que for.

Que dentro dele, exista a figura
do amor de mãe, ou de pai
De mulher ou de marido
De filho ou de irmão
A presença de um amigo

A companhia de um cão
Alguém que nos dê a mão!

Mas se eu a ninguém tiver para me amar
Nem um tecto para me agasalhar,
nem uma cama para me deitar

Nem aí reclamarei.
Pelo contrário, eu te direi

Obrigado Senhor!
Porque eu nasci!
Obrigado porque creio em ti

Pelo teu amor, obrigado senhor!



(Texto Transcrito do Vídeo de Divaldo Franco )



segunda-feira, 16 de julho de 2007

ADEP DE NOVO NA TVI


Na próxima 3ª feira, dia 17, na TVI, no programa “As Tardes da Júlia”, vai estar em debate o tema “Vivi uma Experiência Paranormal”. Neste contexto, a TVI convidou a ADEP para estar presente a comentar o programa.

O programa decorre das 14H00 às 17H00, estando previsto o assunto relacionado com Espiritismo das 15H00 às 17H00.
Fonte - ADEP (Braga)

Estas e outras notícias podem ser consultadas na ADEP Página da Internet: http://www.adeportugal.org/, na secção Notícias.

Fora da CARIDADE não há salvação - 2ª parte

"Após alguns minutos, em que os participantes da reunião se mantêm concentrados e com o pensamento elevado ao Pai, manifesta-se o Espírito orientador dos trabalhos desta noite. Vibrações de grande elevação e respeito.
Sentimo-nos perante uma autoridade espiritual a quem devemos reverência. Cremos que fala, em particular, para uma enorme assembleia de desencarnados e encarnados em desprendimento durante o sono. Espíritos ligados ao culto de religiões terrenas. A emoção que todos experimentamos é enorme."


Espírito:

“Boa noite, meus irmãos.

Que a Luz de Deus penetre em vossos corações profundamente e nele se grave nesta hora em que aqui nos encontramos para todo o sempre, permitindo que guieis os vossos passos em direcção ao Amor absoluto, à dádiva integral de vossos seres, à abnegação total.

Ele vos convoca a todos. Ele vos entrega a tarefa de iluminardes mentes, de desfazerdes enganos, de combaterdes os egoísmos que tanto atormentam a Humanidade, de espalhardes a aurora que se aproxima, mas que tarda em brilhar na escuridão.

Não penseis nas vossas convicções. Não queirais desfraldar a bandeira das vossas verdades, pois há muitas verdades em cada um de vocês.
Não há uma Verdade, meus irmãos. Há muitas verdades porque há muitos caminhos para chegardes ao mesmo fim.
São uns mais largos, mais planos, de mais fácil caminhar; outros mais estreitos, plenos de obstáculos, de perseguições, de injúrias, de incompreensões, mas são todos eles árduos porque são aqueles que vos fazem progredir, são aqueles os indicados para cada um de vós.
É o vosso caminho. Aquele que o vosso coração entende, aquele que a vossa alma aceita e aquele por que todo o vosso ser luta, em prol do bem, a favor da caridade e do bem-estar universal, da felicidade dos homens aos quais fostes destinados a conduzir, mas a conduzir no bom caminho, na união entre todos, independente de vossas crenças, independente de vossas divisões.

Esse é o vosso sacrifício nesta hora. Esquecerdes as diferenças, as más disposições que vos fazem estremecer, porque acreditais que é o vosso, o único caminho que conduz à salvação. E isso vos permite perseguir em nome de um Cristo todo Ele Amor, em nome de um Cristo que ama a todos os homens como seus irmãos, desde o mais pecador ao que mais se lhe aproxima, porque cumpre a vontade de Deus.

Ele não olhou, não perguntou, não quis saber de aparências, de belezas físicas, de imperfeições físicas, nem das morais, a não ser para combater estas últimas, para as corrigir, sempre com a maior bondade, sempre com uma enorme entrega, uma grande compreensão dos defeitos de seus irmãos.

Aqui estais hoje, meus irmãos, vendo e sentindo em vossas consciências os quadros do Cristianismo primitivo, para que se grave, profundamente, nesses corações divididos, a Verdade do Amor, a única Verdade a que fostes convocados. Não vedes chefes. Ninguém dirige estas reuniões.
E que beleza que elas transmitem!
Que paz! Que luzes se estendem sobre estas casinhas humildes! Que flores maravilhosas! Que aves canoras entoam tão belos cânticos louvando ao Senhor que dizeis defender.
São cristãos, em vosso entender?.... São protestantes, em vosso entender?.... São budistas, em vosso entender?.... Há uma coisa que não são. Não são ateus. Porque o ateu não tem Deus no coração.
Estas almas simples, aqui reunidas, são maiores que vós todos juntos, porque agem compreendendo a Mensagem desde a primeira hora e todas elas se transformam em luz erguendo suas vozes aos céus e no seu limitado entendimento, pois a maioria, como vedes, revela pouca cultura: a cultura dos sábios, dos filósofos, dos questionadores. Mas a sua sabedoria é infinita.
Vedes agora, na arena... Vede como a sua fé é reveladora da perfeição que já atingiram. Como a sua coragem nos admira ainda hoje, deixando-nos profundamente emocionados!!! Entregam-se na boca das feras, entoando cânticos de louvor a Deus, estando já parcialmente desprendidas e nos braços do Cristo.
É Jesus que as vai receber. Podeis confirmá-lo. Reparai, pois muitos de vós nunca lhe tinham vislumbrado o semblante. Senti-lhe a presença e transformai-vos nuns novos homens...

Isso!... As vossas lágrimas de emoção combaterão o vosso orgulho e vos conduzirão ao arrependimento. Deixai de ser cegos conduzindo outros cegos.
Uni vossos esforços, vossos estudos nos livros sagrados, e começai a espalhar a Palavra. Não a vossa, não a antiga, mas a Nova Palavra, a Boa Nova.
A de que o Amor está chegando à Terra.
A de que todos somos irmãos.
A de que todos merecemos caminhar e chegar a Deus, sem qualquer excepção, como verdadeiros irmãos que somos.

Que Deus vos abençoe e ilumine, meus amigos.

[O doutrinador agradece a Deus e a Jesus]

Ficai com Deus, meus amigos. O Amor é a única solução.

Doutrinador - Obrigado querido irmão.

Espírito - Joana de Ângelis.

Doutrinador - Obrigado, querida amiga.

Joana de Ângelis - “Os únicos que merecem os nossos agradecimentos são Deus pela Sua infinita misericórdia e Jesus por ser Seu filho, nosso irmão em perfeição.”

[O doutrinador pede desculpa pelas imperfeições de todos os presentes]

Joana de Ângelis – “Amai. Não lamenteis. Não vos condeneis. Todos somos imperfeitos. Amai e ultrapassareis as imperfeições pouco a pouco. Amai muito.”

Manuel
Núcleo Espírita Amigo Ámen
Santa Maria

domingo, 15 de julho de 2007

Fora da CARIDADE não há salvação - 1ª parte

  • No Evangelho segundo o Espiritismo podemos ler que: não é dentro da igreja que está a salvação, mas que "fora da caridade não há salvação".
  • São Paulo afirma-nos no mesmo capítulo que "...todos os que praticam a caridade são discípulos de Jesus, qualquer que seja o culto a que pertençam." pág.267 Paris, 1860
  • " ...nos tempos modernos, não se pode restringir Deus entre as paredes de um templo da Terra, porque a nossa missão essencial é a de converter toda a Terra no templo augusto de Deus." André Luiz - (No Mundo Maior)
  • E Joana de Ângelis declara que "O Amor é a única solução." (mensagem recebida no grupo "Amigo Amén")
Recebemos mais um contacto do Grupo "Amigo Amén", cujo diálogo do doutrinador travado com uma entidade afecta à Igreja Católica e respectiva mensagem do Espírito condutor da reunião, vêm a propósito das últimas posturas de Bento XVI e de todas as igrejas que se autodenominam "defensoras da ÚNICA VERDADE", pelo que as iremos transcrever em dois posts, dadas as suas dimensões.

"Na noite de 11 para 12 de Abril de 2007, após a oração de abertura, procedemos à leitura de uma lição do Capítulo XV do Evangelho Segundo o Espiritismo. Manifestou-se, posteriormente um Espírito, com o qual mantivemos o diálogo que se segue.



Espírito - Só enganos. Virai-vos para o Cristo. Cristo veio há 2000 anos trazer-nos a Palavra Salvadora, a Verdade que tantos tentam deturpar para enganar os descuidados, aqueles que não vão à igreja, aqueles que não se interessam e depois facilmente são ludibriados porque essas ideias se espalham, como a serpente que tentou Adão e Eva para condenar toda a Humanidade. São essas ideias que nos conduzem à perdição e ao fogo eterno. Tende cuidado, meus filhos. Tende cuidado. Estais a seguir caminhos muito perigosos, que não têm regresso porque Deus deu a Igreja. Jesus veio trazer a Boa Nova. Jesus veio informar, veio evangelizar e as suas palavras estão contidas na Bíblia, no Livro Sagrado. É essa a única Verdade. É esse livro que tendes de seguir. Largai essas mentiras onde andais enredados. Esses enganos que tantos têm perdido, tantas cabeças inteligentes. Bons homens e boas mulheres tementes a Deus. Tantos têm sido enganados.

Doutrinador - Desculpai-me amigo. A melhor forma, portanto, para atingirmos o céu é seguirmos a igreja não é verdade?

Espírito - A Igreja Católica que Jesus Cristo nos deixou. Foi a única que Jesus Cristo nos trouxe.

Doutrinador - E é a que vós seguis?

Espírito - É a que todos devemos seguir e é a que vós tendes de seguir.

Doutrinador - Claro amigo. Vós seguis a igreja católica, não é verdade?

Espírito - Vós não frequentais a missa. Vós não ides comungar. Não confessais vossos pecados. Como quereis que Deus vos perdoe, vos possa abrir as portas do céu.

Doutrinador - Com certeza querido irmão. Mas eu fiz uma pergunta, se me permitis e se quiserdes responder.

Espírito - Eu venho em paz. Venho com boas intenções.Tirar-vos da perdição e do engano.

Doutrinador - Vós estais no céu, não é verdade?

Espírito - No céu, propriamente não estou...

Doutrinador - Então é porque não seguistes a Igreja Católica.

Espírito - Não. É porque temos que nos aperfeiçoar sempre. E eu tenho que andar a divulgar. Continuar a divulgar a mensagem.

Doutrinador - E qual é a melhor forma de nos aperfeiçoarmos?

Espírito - Indo à missa. Comungando. Recebendo Jesus.

Doutrinador - E praticar o bem, não?

Espírito - Praticar o bem, claro. Mas temos que ir à missa. Porque as ovelhas são muito facilmente desviadas. Têm que se reunir debaixo do templo. Têm que receber Jesus em comunhão.

Doutrinador - Mas dizei-me uma coisa meu irmão. Das palavras que eu li há alguma que esteja errada?

Espírito - Amigo: a própria palavra Espiritismo. Largai essas coisas que isso só vos fazem perder tempo.

Doutrinador - Muito bem. E quanto à máxima: ‘fora da caridade não há salvação’?

Espírito - Isso também nós dizemos. Temos que ser caridosos uns para com os outros.

Doutrinador - O que me estais a dizer é ‘fora da igreja não há salvação’.

Espírito - Bom. Não confundis as minhas palavras.

Doutrinador - Dizei-me, amigo: será que um protestante por exemplo poderá alcançar a salvação?

Espírito - Não é uma coisa que me preocupe neste momento. Eu estou aqui para salvar estas almas que andam transviadas. (Refere-se aos participantes na reunião)

Doutrinador - Dizei-me, querido amigo. Eu sei que estais com boas intenções. Com certeza, mas...

Espírito - Eu venho em nome de Deus. Foi sempre o que eu fiz toda a vida.

Doutrinador - Exactamente. Mas quem te conferiu essa autoridade, querido amigo?

Espírito - Foi Deus, certamente.

Doutrinador - Mas Deus veio, em pessoa, conferir-te essa autoridade, amigo?

Espírito - Não blasfemes. Deus não é uma pessoa. Deus é o Pai de todos nós.

Doutrinador - Com certeza. Mas de que forma é que recebeste essa autoridade de Deus? Quem ta conferiu?

Espírito - Eu pratico o bem, eu salvo almas, eu falo em Jesus, eu dou a comunhão.

Doutrinador - Mas certamente não falas em nome de Deus. Jesus é que falava em nome de Deus, em nome do PAI.

Espírito - No nome do demónio é que eu não falo, de certeza. Essas coisas que andam aí a divulgar são coisas do demónio que vos quer enrolar.

Doutrinador - Quereis-me dizer, querido irmão, que todo aquele que não é católico está condenado.

Espírito - Todo aquele que não acredita em Cristo e que não segue os seus preceitos tal como estão na Bíblia está enganado.

Doutrinador - Dizei-me: os irmãos de outras religiões estão condenados? Por exemplo os budistas.

Espírito - A mim não me compete saber nada disso.

Doutrinador - Reparai que os budistas são muitos milhões...

Espírito - Não sei. Olha: no céu eles não estão, que eu nunca os vi.

Doutrinador - E vós estais no céu...

Espírito - Eu estou numa entrada. Enfim... estou na minha igreja. Dizes que Deus não deu autorização mas deu porque eu estou no céu, numa antecâmara, digamos do céu. Porque no céu está quem já é perfeito. Estou numa antecâmara e estou na minha igreja onde recebo milhares de almas e continuo a praticar o meu ofício divino.

Doutrinador - Com certeza. E eu não digo que não estejais praticando as vossas convicções. Gostaríeis de conhecer outros irmãos que como vós estão praticando também o bem...?

Espírito - Eu conheço alguns.

Doutrinador - Muito bem. E se aqui connosco viessem outros irmãos certamente também religiosos comungar com as nossas palavras não era de ficar satisfeito?

Espírito - Com as minhas palavras. As vossas não. Vós blasfemais. Ao lerdes esse livro blasfemais.

Doutrinador - É a tua opinião querido amigo.

Espírito - Não. Não é a minha opinião. É a verdade. A verdade em Cristo, o nosso Salvador, que é o único, que nos veio trazer a Palavra.

Doutrinador - E tens razão, querido amigo. Agora dizei-me: permitis-me que eu ore a Deus nosso Pai?

Espírito - Ai, permito! Ora a Deus porque é isso que todos temos que fazer: orar a Deus com fé e pedir que nos oriente a encontrar a verdade e a sua igreja.

Doutrinador - Querido irmão acompanhais-me num Pai Posso, com muita fé? Permitis que eu ore um Pai Nosso com muita fé?

Espírito - Eu é que costumo conduzir.

Doutrinador - Muito bem. Então conduzi-me num Pai Nosso.

[A entidade assume um tom solene e manifesta-se como segue.]

Espírito - Então, meus filhos, vamos erguer nossas mentes ao alto, vamos pedir a Deus Nosso Senhor que nos ilumine, que nos traga muita paz e muita iluminação para que estas almas que andam perdidas, que andam desviadas, te possam encontrar a Ti e a Jesus na sua santa igreja. Ouvi-nos, Senhor de todos nós!

Doutrinador - Então eu direi ‘Pai nosso que estais no céu...’

[A entidade continua o Pai nosso até ao final]

Espírito - ‘Santificado seja o vosso nome (...) mas livrai-nos do mal. Ámen’. Que a Paz seja convosco meus filhos. Que possais encontrar o verdadeiro caminho em Jesus, por Jesus, em Deus, por Deus. Ficai em Paz. Eu voltarei sempre que for preciso para vos auxiliar a desviar das ideias diabólicas em que vos encontrais.

Doutrinador - Permiti-me agora, meu irmão que eu possa repetir com muita fé o Pai Nosso.

[O doutrinador, com muita fé, repete o Pai Nosso e pede ajuda a amigos da Espiritualidade Maior para ajudar este nosso amigo]"


(...)

Manuel

Núcleo Espírita Amigo Ámen

Santa Maria

Nota: Continua no post seguinte.


quinta-feira, 12 de julho de 2007

Em Todos os Lugares

Onde todos gritam, silencia.
Onde muitos condenam, compreende
.
Onde vige o desespero, pacifica.
Onde lavre o ódio, ama.
Onde houver sombra, ilumina.
Onde domina o mal, ora.
Onde chora a penúria, socorre.
Onde tropeça alguém, auxilia.
Onde existe ressentimento, perdoa.
Onde nasce a tentação, resiste.
Em todos os lugares,
Persevera no bem e espera por Deus.
Irmão José
in Crer e Agir - Francisco Cândido Xavier e Carlos A. Baccelli

quarta-feira, 11 de julho de 2007

A Religião na visão espírita

Bento XVI atrasa espírito ecuménico ao afirmar que a religião Católica é a única verdadeira!!!
Estarão então condenados eternamente ao Inferno postulado pela Igreja todos os budistas, protestantes, judeus, evangélicos, islamitas, e …e…e…tantos e tantos que não se revêem no Catolicismo???
Que triste notícia para todos os católicos convictos da fé que professam e que compreendem a mensagem do Cristo, interiorizada há muito nos seus corações, vendo a sua igreja distanciar-se cada vez mais de Jesus que a todos chamava, através da Palavra e do Exemplo!!! Foi há mais de 2000 anos?!
Sabe-se lá porquê, continua a Igreja Católica a arvorar-se na única defensora da mensagem do Cristianismo, não necessitando de inimigos que lhe combatam os postulados, pois os seus maiores perseguidores dirigem-lhe o destino e conduzem-na a um fracasso seguro, num século em que o Homem anseia no mais íntimo do seu ser o encontro com a espiritualidade e a mudança para melhor duma sociedade que respeite os valores da fraternidade, do respeito pelo outro e pela diferença que conduzam a consensos planetários, alterando os padrões vibratórios da Terra tão sofrida pelas guerras constantes e seculares nela travadas, muitas delas por motivos de cariz religioso.
Não pediu João Paulo II PUBLICAMENTE DESCULPAS EM NOME DA IGREJA, responsável por milhares de mortes e perseguições na época da Inquisição, em que também era a única defensora da Verdade???
Os que a ela não juravam obedecer, eram obrigados a abandonar Portugal ou condenados às célebres fogueiras em nome de Deus!!! Com isso outros países mais liberais em matéria de fé religiosa, como a Holanda, só beneficiaram em termos de desenvolvimento intelectual e científico, recebendo de bom grado todos os que neles se refugiaram.
Não estão estes dados devidamente registados em todo o espaço europeu, tendo sido objecto de estudos históricos exaustivos e pormenorizados da Idade Média?! Não representa esta fase da história da humanidade uma lição para todos nós do que não queremos ver repetido em termos de obscurantismo do pensamento e sectarismo religioso?!
Não condenamos unanimemente todos os fanatismos e fundamentalismos que se perfilam na actualidade?
Não deve a Igreja Católica destacar-se pela diferença de atitudes, apelando ao diálogo e ao convívio das várias profissões de fé, universalizando o conceito do Amor e da tolerância, objectivando o progresso do Homem?! Não é essa a mensagem de Jesus?!

Não sendo o Espiritismo uma religião, mas sim uma doutrina cientifico-filosófica que estuda os problemas do ser, do destino e da dor, explicando as razões da necessidade de transformação moral do homem, pelas leis da reencarnação e pela lei de causa e efeito, tendo Jesus como Mestre Maior e os espíritos que desde Kardec reafirmam e nos explicam os seus ensinamentos, não podemos deixar de lamentar estas notícias que vêm chegando ao conhecimento público, rejeitadas, tenho a certeza por todos os cristãos, sejam eles católicos ou não.

Se Jesus nos disse que não devemos julgar para não sermos julgados, temos como espíritas o dever de não confundir denúncia do erro, com tolerância ou passividade perante esse mesmo erro. Não se trata de apontar o dedo, mas se a doutrina espírita nos aumenta o conhecimento, através do raciocínio e da lógica, também nos implica directamente na assumpção da nossa responsabilidade como seres actuantes em sociedade.

Os tempos conturbados em que vivemos convocam à união de cada um para a mudança colectiva e ao Espiritismo cabe um papel fundamental na alteração das mentalidades.
Jesus não nos deixou TEMPLOS, mas dois mandamentos: “Amar a Deus acima de todas as coisas e ao próximo como a si mesmo”. “Não se podendo amar a Deus sem praticar a caridade para com o próximo todos os deveres do homem se encontram resumidos nesta máxima: FORA DA CARIDADE NÃO HÁ SALVAÇÃO".
in Evangelho segundo o Espiritismo, CAPÍTULO XV, PÁG.208 (tradução de J. Herculano Pires)

segunda-feira, 9 de julho de 2007

Animismo e mediunidade

  • Tenho recebido no meu mail algumas questões interessantes e pedidos de esclarecimento sobre Animismo, mediunidade, mistificação e uma mais recente (animismo e patologia mental), cujo destinatário não consegui contactar, provavelmente, devido a erro de endereço. Assim, decidi organizar um texto que, de alguma forma, responda às dúvidas colocadas e possa servir de pista a mais investigações sobre temas que não se esgotam num simples post.

  • Em quatro posts existentes no blog, estabelece-se a diferença entre: animismo, mediunidade e mistificação, bem como toda a bibliografia consultada de autores clássicos que dedicaram obras inteiras ao assunto (Ernesto Bozzano, Alexandre Aksakoff, Hermínio Miranda…).
    Para além desses, Jorge Andrea, médico na área da psiquiatria também explica muito bem o assunto.
  • Resumidamente o que posso dizer é que não podemos falar de animismo sem falar de mediunidade, pois se existe um princípio inteligente independente do corpo físico, este pode manifestar-se, projectando-se no exterior, por fenómenos de telepatia, por exemplo -animismo- e receber o contacto de outro princípio inteligente -mediunidade-, uma entidade espiritual. Mas, uma manifestação mediúnica nunca é “pura”, havendo sempre interferência do médium -animismo- ou no conteúdo (o que é grave) ou na forma (letra, por exemplo).
  • Já será sinónimo de patologia, se o médium tiver a intenção de enganar, de se projectar no grupo social, de ganhar dinheiro, agindo conscientemente, mas aí trata-se de mistificação e não de animismo. Todos estes fenómenos exigem muito estudo e experiência, pelo que uma mensagem não deve ser aceite sem análise e o médium tem o dever de evangelizar-se, pois é pelo comportamento moral que atrairá espíritos elevados.
  • Portanto, o animismo é um fenómeno natural, a capacidade que o ser humano possui de manifestar o seu próprio espírito. Todavia, somos o presente, mas somos também o somatório de vidas anteriores e carregamos connosco muitas vivências traumáticas que, por vezes, emergem à superfície, torturando-nos sem conhecer as causas de nosso sofrimento. E surgem as depressões, as angústias que podem conduzir a alucinações e outras patologias de graus diversos sem que haja interferência de uma entidade exterior.
  • Pode também haver as duas coisas: a personalidade psicótica da pessoa e a aproximação de entidades perversas do passado que, não tendo perdoado, vêm agora cobrar àquele que descobrem fragilizado. Daí que Jesus nos tenha recomendado que nos reconciliemos com os nossos inimigos o mais depressa possível, pois há perseguições que duram séculos.
  • Há experiências muito interessantes a decorrer no Brasil, em que médicos psiquiatras espíritas tratam as alienações mentais de seus pacientes, adicionando aos tratamentos da medicina, oração, passes e água fluidificada. Dados estatísticos confirmam que os doentes sujeitos a este tratamento recuperam mais rapidamente do que aqueles que somente seguem os métodos tradicionais.
  • Quanto à questão que muitos se colocam em alguma altura da vida: “Será que sou médium?” só a experiência e a observação nos pode indicar a resposta, pois por tudo o que ficou exposto, não há respostas imediatas; por isso Kardec nos recomendou o estudo, a humildade e o espírito crítico.

sexta-feira, 6 de julho de 2007

Interligação Corpo, Mente, Espírito

Afinal estava tudo enleado!

Desde há cerca de várias semanas que o nosso doutrinador se queixava de persistentes problemas gástricos e intestinais. Más disposições, enjoos, sabor amargo na boca, etc.
Apesar de receber medicação apropriada estes sintomas continuavam... E o nosso amigo continuava na mesma.
Numa de nossas reuniões e com o devido respeito, uma vez que as nossas reuniões mediúnicas não se destinam propriamente à cura dos males físicos dos participantes, mas sim ao auxílio a entidades sofredoras e/ou em desequilíbrio, o doutrinador do nosso grupo resolveu colocar o seu problema de saúde ao espírito manifestante.
Foi-lhe marcada uma reunião de cura, sendo designado o dia para tal.
Nesse dia, uma entidade, médico espiritual, manifestou-se e, sem delongas, começou a tratar o nosso irmão, que se encontrava sentado em seu lugar habitual. Perante a surpresa deste, que pensava ser tratado na zona do estômago ou dos intestinos, o médico espiritual, actuando através da médium, tratou-o na zona da cabeça.
Durante a noite o nosso amigo, doutrinador de nosso grupo mediúnico, acordou com ‘fortíssimas dores de cabeça’, o que o levou a tomar potentes analgésicos para minorar essa dor.
No dia seguinte falou com a médium e contou o sucedido: que tinha acordado durante a noite com fortes dores de cabeça, que persistiam, já que continuava sentindo as mesmas dores de cabeça, embora já tivesse, para tal, tomado medicamentos.
A médium, preocupada, começou por colocar em causa a sua mediunidade, referindo até que ponto não teria sido, ela própria, vítima de mistificação. Mas o nosso doutrinador assegurava, baseando-se na sua condição de médium intuitivo, que não se tratava de nada disso. Estranhava, contudo, que sendo os seus problemas de natureza gastrointestinal, o médico espiritual o tivesse tratado na cabeça. A médium, insistiu em nova reunião onde os amigos espirituais, com a permissão de Deus, pudessem esclarecer o que estava sucedendo.
Assim foi: nesse mesmo dia foi realizada nova reunião, na esperança de esclarecimento. Manifestou-se o espírito amigo que explicou que os problemas somáticos tinham origem na cabeça, uma vez que “estava tudo enleado” e que as dores sentidas eram normais e decorrentes do tratamento. Iriam desaparecer gradualmente ao longo da semana.
Assim foi: o nosso amigo doutrinador deixou de ter problemas gástricos e intestinais, desapareceram os amargos de boca e o seu ânimo modificou-se. Afinal o problema não tinha uma origem de natureza física mas sim mental. “Estava tudo enleado!”.
MORAL DA HISTÓRIA: vigiemos os nossos pensamentos, não nos deixemos enlear e assim evitaremos muitos dos problemas físicos que nos atormentam.
Manuel

Núcleo Espírita Familiar ‘Amigo Amen’

terça-feira, 3 de julho de 2007

Jesus e a mulher atormentada-Divaldo Franco

Divaldo conta como só ele sabe uma história do Irmão X, psicografada por Francisco Cândido Xavier. Não percam. Vale a pena ouvir!!!

domingo, 1 de julho de 2007

Responsabilidade

Recebi há tempos mais uma mensagem do grupo espírita “Amigo Amén” e só agora me lembrei dela. Aqui a deixo para reflexão.
Parece-nos que esta mensagem se podia dividir em duas, pois aborda na primeira parte um problema de ordem diversa, embora interligado: o daqueles que, sendo bons profissionais, bons amigos e até bons trabalhadores, inclusive na seara Espírita, emocionando com as suas obras e palavras aqueles que se lhes acercam, esquecem, no entanto, as suas responsabilidades nos lares, deixando que os filhos enveredem por maus caminhos, sem lhes concederem a atenção devida, a sua experiência e a sua orientação amorosa e de qualidade. Se não temos tempo para os nossos, como podemos ser exemplo para os outros?
Mais uma vez somos levados a reflectir que toda a transformação se tem de fazer de dentro para fora, no nosso interior, espelhando-se essa mudança nos nossos lares, no ambiente onde somos chamados a exercer as nossas tarefas.

Quanto à 2ª parte tem de facto a ver com a responsabilidade dos governantes, daqueles que influenciam directamente os destinos da humanidade, pelo poder que detêm. Sorri ao lembrar-me de alguns em concreto, a acordarem em sobressalto. Bem falta lhes faz meditar nas consequências futuras das atitudes persecutórias, levianas e nada humanistas que tomam…um dia responderão por elas, não porque Deus castigue, mas porque toda a causa tem um efeito.
Fiquemos com as explicações do amigo Manuel, seguida da mensagem:

"Na noite de 08 para 09 de Abril de 2007 manifestou-se, através da psicofonia da médium, em nosso grupo mediúnico, um Espírito amigo perante uma assembleia de encarnados, em desprendimento no sono nocturno, como pudemos perceber ao longo da mensagem. O conteúdo desta representa um sério aviso para todos nós, mas muito em particular para os que, ocupando cargos de direcção nos planos social e político, não estão cumprindo devidamente as responsabilidades assumidas antes de reencarnar.

Os primeiros segundos da mensagem não puderam ser captados na gravação."

Manuel
Núcleo Espírita Familiar ‘Amigo Amén’
Santa Maria


Transcrevemos, de seguida, a comunicação.

“ ... momento fraterno à consecução dos objectivos anteriormente definidos. Encontrai-vos hoje aqui reunidos para recordar as vossas responsabilidades: de cada um em particular e de todos, em geral. Responsabilidades assumidas perante Deus. Responsabilidades devidas perante vossa consciência. Estais hoje no Planeta incumbidos de lhe transmutar o desvario.

Que fizestes de vossas directivas, de vossas belas intenções, de vossas promessas tantas vezes repetidas?! Que fazeis de vossa famílias? Que praticais em vossos lares? Que fizestes de vossos filhos?!

Formamos uma família universal. Temos, todavia, que iniciá-la dentro de nós para a podermos estender àqueles a quem foi dado connosco conviver. Dai-lhes atenção. Orientai-os no caminho para que se não percam nos lamaçais de desorientação. Para que não caiam na prisão, no roubo, no assassínio de seus irmãos. Formai homens de bem meus irmãos e recolhereis em centuplicado tudo o que semeardes em vossos lares.

Parti daí tentando sempre o melhoramento interior, o conhecimento total de vossos seres, de vossas imperfeições, de vossos talentos a aplicar. Parti daí, meus irmãos, para fora de vossos lares com a consciência tranquila da tarefa cumprida. A principal tarefa começa dentro de nós, junto dos mais próximos, para que depois, homens de exemplo, possamos viajar para fora, levando atrás de nós todo um caminho bem percorrido e que nos servirá de apoio na caminhada exterior.

Chegou o momento, meus irmãos, de não hesitardes, de escolherdes para onde quereis ir. Meditai profundamente nas vossas escolhas, porque cada uma delas trará consequências futuras. As boas, mas também as menos boas. Conheceis já desde há muito o sofrimento que elas provocam quando são erradas, quando atingem vosso semelhante, agredindo-vos a vós próprios muito mais.

Recordai. Olhai para dentro do vosso ser. Perscrutai vossa alma e obtereis a resposta. Estão-vos a ser projectados neste momento quadros bem exemplificativos de vossas vivências, da vossa longa caminhada, das vossas quedas. Não com qualquer objectivo de humilhação! Apenas para que possais recordar e gravar em vosso íntimo, após o sono nocturno, estes quadros que iluminarão as vossas mentes, que vos sacudirão da inércia a que vos entregastes, que vos libertarão da irresponsabilidade assumida, do encolher de ombros que não mais será permitido nos tempos que se avizinham.

Quando reencarnastes, meus irmãos, sabíeis ao que íeis. Sabíeis do difícil que tínheis escolhido. Cada um de vós é responsável. Nenhum dentre vós poderá dizer no regresso que desconhecia a tarefa. Então, cada qual nos seus postos, do mais humilde ao mais projectado socialmente, o que exige ainda maior responsabilidade, porque sois muitos de vós aqui presentes condutores deste planeta. Escutai bem e gravai estas palavras: sois responsáveis pelas vossas próprias escolhas; as anteriores, as que tomastes antes do reencarne e aquelas que estais fazendo na Terra. Nenhum de vós se atreverá a dizer: falhei porque desconhecia. Esta noite ficará gravada em vossas mentes, será traduzida pelo sonho ao acordar. Estremecereis em vossos leitos, pela madrugada. Suareis. Tremereis. Mas recordareis.

Que a Paz fique com todos vós meus amigos, meus irmãos.
Que Jesus, condutor deste planeta, vos possa orientar os passos se lho pedirdes com fé, com esperança e com humildade.
Que Deus vos proteja a todos, meus irmãos.”

Um Espírito Amigo