quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Conviver com a aaaaPerda dos nossos animais

Hoje, foi um dia muito triste cá em casa, pois desencarnou de falha cardíaca uma gatinha amorosa, após uma semana de sofrimento físico para ela e de desespero para nós que a víamos ir definhando sem nada podermos fazer, a não ser medicá-la e acarinhá-la.

Nem os outros gatitos saíram hoje de casa, como habitualmente o fazem, ficando perto dela, da ”Pretinha” e “mimando-a”. São bem sensíveis os animais, pressentindo e captando inclusive a presença de entidades espirituais e reagindo de acordo com as vibrações emitidas. Di-lo a Codificação e a nossa experiência pessoal.

Lembrei-me de Chico Xavier que recebeu “de volta” o seu cão “Dom Pedrito”, reencarnado noutro cãozinho, segundo o informou Emmanuel.

Talvez que algo de semelhante aconteça aqui em casa e que a família felina aumente novamente para 4. Nós a reconheceríamos, certamente, pois quem convive com animais sabe que todos são diferentes, embora predominem as características da espécie.


Que nos ensina a Codificação sobre os animais?

Será que eles têm alma?

Estão sujeitos à evolução?

Os Espíritos Superiores declararam a Kardec que, embora os animais não tenham alma semelhante à dos seres humanos, eles possuem um princípio espiritual e que, pouco tempo depois do desencarne, voltam à experiência terrena para um novo aprendizado no caminho ainda incipiente da evolução. Espíritos especializados nessa tarefa recebem-nos e fazem-nos reencarnar, na mesma ou noutra espécie, até que esse princípio inteligente, no decorrer dos tempos, possa atingir o estado hominal.

As suas dores sendo apenas físicas e não morais, pois ainda não têm consciência de si para praticarem o mal e, por isso, sofrerem as leis de causa e efeito, servem-lhes como diz Emmanuel “de passaporte para mais amplos recursos nos domínios da evolução."( Animais e Sofrimento)

Dos cuidados, da afeição e do carinho que lhes dedicamos durante anos de convívio, correspondidos por sinais de afecto em relação aos donos, resta a saudade que nos deixam os nossos animais domésticos.

Talvez a maior lição para nós seja o aprendizado da perda e o da aceitação.

“A prova tortura. Sem ela, entretanto, é impossível a aprendizagem.”

(Agenda Cristã – Espírito: André Luiz – Francisco Cândido Xavier)

E, daqui, a uns milénios, quem sabe se não ocuparemos junto deles, os lugares dos nossos actuais guias espirituais?

7 comentários:

  1. OLá Joana!
    Que prazer te-la em cantinho.
    Li esse seu último post. Fico emocionada, pois ainda tenho na lembrança a minha Tifany, uma cachorrinha Podle que tive que veio a falecer no 11/11/07. Nós a amavamos muito, pois conviveu conosco durante quase 18 anos. Era minha companheira de todas as horas.
    Hoje fico só em casa, mas creio que logo adotaremos outra. Ela também agonizou durante 3 dias para depois partir.
    Querida Joana apareça sempre é para mim um imenso prazer.
    Fique com Deus e que ele te ilumine sempre e sempre!!!
    RÔ!

    ResponderEliminar
  2. Olá Rô
    Obrigada pela compreensão.É, eles, os nossos animais, são mesmo uns grandes companheiros!!!
    Só o entende devidamente, quem com eles convive.

    Muita Paz
    Joana

    ResponderEliminar
  3. Joana,

    Pois é, vejo que vc já conhece a Rô, eu a conheci justamente nesse momento difícil, da perda da Tifa.

    Eu adoro animais, tenho cinco cadelas (1 poodle, 1 pinscher, 1 pitt Bull e 2 vira-latas).

    Em janeiro de 2007 eu perdi uma cadela (é isso mesmo, eu tinha 6!) que era a mais velha, era uma vira-latas e estava com 14 anos. Foi uma tristeza muito grande, ela agonizou por 3 dias seguidos, todas as outras cadelas sentiram o sofrimento dela. É muito interessante quando a gente cria vários cães e pode observar o comportamento deles em uma matilha. A pitt bull, que não é esse monstro que falam por aí, pelo contrário, é a cadela mais doce e obediente que tenho, ficou bem depressiva depois da morte da companheira de quintal, ia sempre ao local onde ela dormia e ficava chorando, foi bem triste de se ver... Inclusive, tivemos uma experiência espiritual também, meu marido (que é médium) visualizou a presença de entidades espirituais auxiliando nossa cadela no momento de sua passagem...

    Mas com o tempo tudo volta ao normal, a vida segue para os que ficam e também para os que vão, aliás, a vida não acaba nunca, a morte é somente uma passagem, não é mesmo?... Sua recordação ficou conosco para sempre, em fotos, na lembrança e especialmente na presença de uma filha, uma linda cadela, amarela (da cor da mãe), e que é muito parecida com ela, não só fisicamente (apesar de ter uma pequena deficiência em uma pata), mas também no comportamento.

    Procuro sempre tratar os animais com o máximo de carinho e respeito, pois entendo que eles são nossos irmãos menores e é da nossa obrigação auxiliá-los na sua caminhada evolutiva... Eu já coloquei, inclusive, diversas mensagens falando sobre esse assunto em meu blog (ver no marcador “animais”). Acho que eles nos dão muitos exemplos de amizade, companheirismo e amor, que muitas vezes nós, seres humanos, não somos capazes de dar...

    Adorei o que vc colocou no seu post, Joana, sobre o fato de quem sabe futuramente ocuparmos junto deles a posição de guias espirituais. Deus permita que seja assim! Sei que esse momento é difícil, mas nossa crença nos dá muita força nessa hora, não é mesmo?

    Beijos e fica na paz!

    ResponderEliminar
  4. Olá Joana! Meu gatinho amado desencarnou há poucas horas. Triste e confusa, procurei informações sobre o Espiritismo e o animais e cheguei ao seu blog.
    Compartilho de sua dor e fico feliz por conhecer seu cantinho.

    bejos,
    Tanya

    ResponderEliminar
  5. Olá querida Joana, como vai? Muito grata por ter ampliado meu conhecimento. Admito que eu esteja sendo egoísta, mas torço muito para que o Woody reencarne e volte para mim. Li relatos de que isso poderia acontecer, como ocorreu com o "Don Pedrito", cãozinho do Chico Xavier. Não dá pra deixar de ter esperanças, né? A saudade machuca muito...
    Você é uma alma iluminada, amiga. Obrigada por sua atenção, mesmo sem me conhecer.

    beijos

    ResponderEliminar
  6. Sobre o tema não percam o programa 39 do Canal 3 no www.tvcei.com

    ResponderEliminar