Reflexos da Ignorância
Qualquer pesquisa rápida pela Internet levará os interessados a informarem-se sobre o que é e o que NÃO é Espiritismo, pelo que não perderei tempo neste momento a debater o assunto.
Parece que nunca será demais repetir o tema, pois, infelizmente neste país, a ignorância é generalizada.
Se ao cidadão comum é permitido o desconhecimento absoluto no que concerne ao assunto, já o mesmo é inconcebível por parte daqueles que têm como missão INFORMAR, pois essa é a sua profissão e, mais grave ainda, se somos nós todos, contribuintes dum serviço público, a pagar-lhes.
Grave é que hoje ouvi, para meu espanto, no jornal das 13h, na RTP1 uma notícia "bombástica": uns vigaristas enganaram clientes com artes mágicas de Espiritismo, bruxaria e outros estratagemas!!! Foi afirmado pelo locutor televisivo e repetido por um senhor (da polícia?!) várias vezes!!!
Como é que uma televisão de serviço público, paga, por conseguinte, por todos nós se atreve a não proceder a uma mera pesquisa (ainda que MUITO SUPERFICIAL) do que é a Doutrina Espirita e insulta publicamente quem a professa com seriedade, de forma gratuita e por dedicação ao próximo?!
Enviei um protesto à referida televisão de pretenso serviço público!
Convoco todos os Espíritas a fazerem o mesmo, solicitando à RTP1 que rectifique a sua notícia e peça desculpa pela DESINFORMAÇÃO que prestou ao país.
É o que faria Kardec.
Aqui ficam os links:
http://jn.sapo.pt/2008/03/18/policia_e_tribunais/bruxos_fogem_para_lisboa_apos_burlar.html
http://www.adeportugal.org/downloads/esclarecimentos/Resposta_ao_JN_18MAR08%20_2_.pdf
Joana,
ResponderEliminarExtremamente lamentável esse episódio.
Parece-me que no Brasil as coisas já estão um pouco mais adiantadas que em Portugal, no sentido do (re)conhecimento da Doutrina Espírita. Creio que isso deva-se principalmente ao excelente trabalho prestado à causa pelo maravilhoso Chico Xavier, dentre outros. Ainda assim, sempre tenho visto inúmeros equívocos em relação ao uso do termo "Espiritismo" e a confusão que se faz com certas práticas que nada têm a ver com a nossa Doutrina. De fato, é como vc falou, as pessoas deveriam ter o mínimo de dignidade e respeito e, desejando falar, pelo menos que fizessem uma pesquisa básica sobre o tema. Mas parece-me que muitas vezes não é esse o caso. Muitos falam indevidamente sobre o que não conhecem justamente com a intenção de causar confusão, com isso aumenta ainda mais o preconceito. Aliás, a ignorância é a mãe de todos os preconceitos. Com isso fecha-se o cerco Desconhecimento-Ignorância-Preconceito-Agressão. Mas até mesmo nesses caso devemos ver algo de positivo. Sempre há.
Abraços fraternos!...
Adriana
ResponderEliminarTem toda a razão! Devemos tirar sempre algo de positivo duma experiência, qualquer que ela seja. O protesto de muitos como eu, levou a que no noticiário da noite o termo espírita fosse retirado da notícia. Não desmentiram, nem pediram desculpas, como lhes competia; apenas omitiram. Mas... progresso é isso mesmo: um passo de cada vez.
Beijos
Joana