terça-feira, 9 de setembro de 2008

O Projecto da Reencarnação


Iremos publicar uma série de posts sobre o Processo de Reencarnação que começa muito antes do acto sexual, culminando numa gravidez na mulher. Não pretendemos com estes escritos, condenar ou opinar sobre quem pratica uma interrupção voluntária ou colocarmo-nos a favor ou contra o aborto, já que essa é uma questão doutrinária bastante clara para todos os espíritas, mas, sobretudo, de consciência individual, que responsabiliza os seus agentes.
A nossa intenção é somente informativa, de acordo com os conhecimentos transmitidos pelos espíritos, quer nas obras da Codificação, quer nos textos de Emmanuel ou André Luiz. Defendemos que o conhecimento liberta o Homem e, como tal, ele é tanto mais responsável pelas decisões da sua vida, quanto melhor lhe compreender os processos e o alcance de cada acto. Aliás, a razão mesma da existência humana é o crescimento pela aquisição da sabedoria.

Comecemos com uma questão frequentemente colocada:
Existe alguma preparação antes do espírito reencarnar? E se sim, como se processa essa abordagem?

Reencontros no Mundo Espíritual

O PROJECTO

Dizem todos os espíritos (e praticamente todas as filosofias espiritualistas) que é durante o sono que o ser espiritual se liberta dos liames do corpo, viajando para onde se encontram os seus interesses, procurando os seus afins (no ódio ou nas amizades há muito cultivadas).
Se esses encontros nocturnos são benéficos e profícuos em aprendizado, acordamos com uma sensação de alegria e satisfação íntima que não sabemos explicar, recordando até os familiares amigos de quem experimentamos as saudades. Se, pelo contrário, reencontramos velhos inimigos e sofremos alguma perseguição, despertamos cansados e com uma sensação desagradável, chegando até a lembrar de alguns extractos (reprimidos e reformulados pelo inconsciente), e a acordar repentinamente a meio do sono, com pesadelos. Nem sempre um pesadelo é expressão dum mau encontro, mas muitas vezes isso acontece, pois todos temos contas a serem cobradas.
Quando o espírito se predispõe a encetar uma nova experiência no corpo físico, afim de evoluir, procura fazê-lo junto daqueles que ama e que melhor o apoiarão nos obstáculos que enfrentará ao longo da existência, ou daqueles a quem defraudou no passado, suscitando animosidades que só serão ultrapassadas numa nova vida terrena, pela proximidade e a troca de novas afeições, frequentemente cultivadas no ambiente familiar, com o esquecimento do passado.

Questão 266-…“Dizem todos os Espíritos
que, na erraticidade, eles se aplicam a pesquisar, estudar, observar, a fim de fazerem a sua escolha para a próxima reencarnação.(1)

“ ... Túlio, certa noite, em que Serpa se ausentara do lar, foi levado à presença de Vera, para familiarizar-se, de algum modo, com aquela que o receberia nos braços de mãe...
... Na base da verdade prometida, Túlio renasceria de Caio Serpa, absolutamente magnetizado pelo devotamento materno, a fim de se reaproximar do antigo adversário e metamorfosear ressentimento em amor, pela terapêutica do esquecimento
...

— Na Terra, não formulamos ideia do volume de obrigações que nos espera depois da morte...
— Sem dúvida. Toda construção nobre há que ser dirigida. Primeiro, o projeto; em seguida, a execução... No plano físico, idealiza-se a continuação da vida, no mundo espiritual... No mundo espiritual, idealiza-se a correção, o reajuste, a melhoria e o polimento dessa mesma vida, no plano físico. (2)

Todavia, nem sempre os novos pais estão receptivos a esse reencontro, pelas dívidas contraídas, sobretudo, quando entre eles e o espírito reencarnante impera o ódio e as ofensas. Daí que todo um trabalho preparatório, desenvolvido e orientado pelos mentores espirituais seja implementado para o sucesso da nova experiência. Encontros regulares são proporcionados entre os futuros pais (durante o repouso do corpo físico) e o espírito, por vezes, arrastando-se por longos períodos, conforme a capacidade de perdão de cada um.

- "Segismundo voltará ao rio da vida física. A situação assim exige e não devemos perder a oportunidade de encaminhá-lo ao necessário resgate... Tudo está preparado afim de que Segismundo regresse à companhia da vítima e do inimigo do pretérito, no sentido de santificar o coração. Será ele, de conformidade com a permissão de nossos Maiores, o segundo filhinho do casal...
Infelizmente, Adelino, que lhe será o futuro pai transitório, REPELE-O com calor, TÃO LOGO SURGEM AS HORAS DO SONO FÍSICO, trabalhando contra os nossos melhores propósitos de harmonização. Em vista disso o trabalho preparatório da nova experiência tem sido muito moroso e desagradável." (3)

(1) In”O LIVRO DOS ESPÍRITOS, p.176


(2) In “E A VIDA CONTINUA” - Francisco Cândido Xavier –André Luiz– psicografia de Chico Xavier , págs.123/24


(3) In "MISSIONÁRIOS DA LUZ", cap. XII, Preparação de Experiências, André Luiz, psicografia de Chico Xavier ,p.140/41


(continua)

2 comentários:

  1. Olá minha querida!

    Que saudades!

    Bom preciso voltar para ler com calma, estou meio atrapalhada com muitas coisas para fazer ao mesmo tempo, mas volto.
    Tenha um final de semana abençoado e que a paz do esteja contigo!

    ResponderEliminar
  2. Olá

    Queridos amigos...

    A Doutrina Espírita e aquela que nos fala o porque da vida...

    Não estamos na terra de bobeira ao a mesmo, tudo existe um projeto de vida antes de nascer...

    Sendo assim vamos refletir...

    Nossa reencarnação atual...Nascemos no meio que necessitamos, junto de pessoas que temos afinidades e débitos...

    Sendo assim vamos fazer a nossa parte para que a nossa próxima reencarnação posso ser melhor do que atual...

    Um grande abraço
    Fabio
    www.autoresespiritasclassicos.com

    ResponderEliminar