segunda-feira, 20 de outubro de 2008

A crise do materialismo

Na noite de 5 para 6 de Outubro de 2008, enquanto decorriam os trabalhos espirituais em nossa reunião mediúnica e após a leitura de uma mensagem de Santo Agostinho em ‘O Evangelho Segundo o Espiritismo’, a médium Maria psicografava uma mensagem.
Após a reunião, e em clima de serenidade, a mensagem foi lida perante os participantes.

Mensagem cujo conteúdo é mais actual que nunca, num mundo mergulhado no materialismo mais primário, do qual o Espírito parece ter desaparecido.

Trata-se de um apelo a todos nós no sentido de não nos deixarmos envolver pelo imediatismo do supérfluo, nem nos deixarmos arrastar pelos falsos valores que nos prometem o sucesso, socialmente reconhecido, mas frágeis e sem consistência, como a base sobre que assentam. As lições do Evangelho continuam mais actuais que nunca.

Lembremos que Cristo veio à Terra quando a decadência envolvia a sociedade romana, atingindo profundamente o núcleo familiar. Mas, no meio de um mundo materialista e dissoluto, os núcleos cristãos, activos e perseguidos, foram plantando a semente que o Mestre nos deixou.
Conta-nos Emmanuel que, três séculos depois, quando o cristianismo já se tinha expandido pelo mundo ocidental de então, antigos imperadores, poderosos e dominadores de outrora, podiam ser vistos nas ruas, cobertos de chagas, à mercê da caridade alheia, “em provações redentoras”...

Passemos agora à mensagem recebida:

Meus amigos e irmãos

Viveis num planeta, como acabais de ouvir de Santo Agostinho, de provas e expiações, onde cada um de nós é chamado a cumprir as Leis de Deus, para se aperfeiçoar e ser digno de novas oportunidades de ascensão a mundos mais felizes, onde imperam o Amor e o respeito pelo outro, louvando em uníssono os desígnios divinos que a tudo provêem, sem que a cada um não seja dado segundo o que não mereceu.
Neste Mundo onde vos foi dado viver, os corações se atrofiam, as almas se entristecem e o Homem se perde dentro de si mesmo.
Impera a solidão e o desejo maior do triunfo pessoal: o sucesso material predominando sobre o triunfo espiritual, entrando o Homem em decadência e a sociedade turbulenta, em declínio de valores sociais e morais, os quais a segurariam de novas catástrofes, já tantas vezes experimentadas na Terra.
A família, como suporte maior, é a primeira a entrar em falência, libertando-se os instintos que, não sendo contidos e burilados ao longo da infância e da adolescência, despertam e se desenvolvem nas ruas onde habitam o crime e a violência que gera mais desafortunados, infelicitando mesmo aqueles que se lhe dedicam.

Somos todos viajantes de outras eras, responsáveis por nós mesmos, pela condução de nossos destinos e por aqueles que nos rodeiam.
Sejamos solidários e, em vez de ambicionarmos e felicidade, que ainda se encontra alheia neste planeta de provas e expiações, ergamos nossos desejos, levantemos nosso olhar e alarguemos nossa visão, ambicionando, antes, a felicidade alheia, a conquista do nosso semelhante e o seu soerguimento moral, no cumprimento das Leis de Deus.

Se nos esquecermos de nossos "infelicidades", se não desejarmos tanto a nossa própria satisfação e pensarmos na crise social em que vivemos e na infortúnio maior daqueles que nos rodeiam, meditando no que podemos fazer para os ajudar, conquistaremos a felicidade almejada, no bem alheio. Cada alegria experimentada por nossos irmãos, será a nossa alegria, cada sucesso de nossos irmãos será o nosso próprio sucesso, pois nós contribuímos um pouco para que os seus valores se alterassem, em consonância com os desígnios divinos.

Vivendo em prol dos que nos rodeiam, sonhando e lutando por causas nobres, conquistaremos a paz no coração e, simultaneamente, o direito a um lugar noutro Planeta mais feliz e consentâneo com a nossa nova personalidade, em equilíbrio intelectual e moral.

Joana d’Angelis


Manuel
Núcleo Espírita ‘Amigo Amen’

Santa Maria

1 comentário:

  1. Bom dia minha linda!

    Antes mais quero dizer que essa mensagem é profundamente tocante, quantas verdades foram ditas. surpresa por saber das mensagens de Santo Agostinho, um dos santos que são meus exemplos de vida, principalmente por cultura e determinação na sua conversão.

    Jo, eu já levei meu mimo e já repassei a muitos, muito obrigada minha lindinha!

    Beijos em seu coração e fque com Deus!

    ResponderEliminar