quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

O Cérebro Humano e a Evolução Planetária

No dia 2 de Dezembro de 2007 manifestou-se, em nossa reunião semanal, através da psicografia da médium, Maria, um Espírito que antes nunca se tinha manifestado. Durante a reunião estivemos sempre concentrados e em oração, pois estavam sendo realizados trabalhos de auxílio espiritual.

No final da reunião lemos a mensagem que transcreveremos em seguida.

Nesta mensagem, o Espírito comunicante aborda de um ângulo diferente daquele a que estamos habituados, um tema que tem vindo a ser referido em muitas mensagens mediúnicas, oriundas dos mais diversos médiuns e grupos espíritas :

o da profunda transformação espiritual pela qual o nosso Planeta irá passar nos próximos tempos.

A mensagem foi assinada por Lombroso (César Lombroso). O seu conteúdo e a perspectiva sob a qual esta questão (transformação planetária) é tratada, está de acordo com áreas científicas que lhe foram caras enquanto na vida física, nomeadamente a antropologia e a sociologia criminal.

Eis a mensagem:

“A vida na Terra iniciou-se estando o Planeta adequado aos cérebros que nele vinham habitar.

Desde os australopitecos, em que os cérebros humanos possuíam dimensões bem mais reduzidas do que actualmente, (1) que esse mesmo cérebro tem vindo a mudar as suas características fisiológicas, para que o Homem, à medida que desbrava o Planeta, descubra o mundo à sua volta. Esse cérebro, adequado à sobrevivência do corpo num mundo inóspito, um dia, após a aquisição do conforto, alterou-se de novo e desenvolveu mais a inteligência, tendo iniciado o ser Humano a sua caminhada interior, à descoberta do que, simultaneamente, estava fora de si, lhe era exterior e o ultrapassava em dimensão, interrogando-se donde vinha, quem era e para onde iria.

O Homem estava então preparado para receber Jesus e o seu cérebro evoluiu o suficiente para lhe compreender a mensagem “ninguém poderá ver o reino dos céus se não nascer de novo” (Evangelho de João). (2)

Mas a alma do Homem, conquanto seu cérebro estivesse fisiologicamente receptivo, não o aceitou.

A alma do Homem era uma alma guerreira, desconhecendo totalmente as noções da caridade e do perdão ao seu inimigo.

E aqueles que tinham a incumbência de passar a mensagem do Mestre e de lhe continuarem o trabalho foram os primeiros a deturparem a sua mensagem “Em verdade vos digo que não podereis ver o reino dos céus se não nascerdes de novo”, tendo Plotino (3) alterado propositadamente todas as referências à lei da reencarnação, lei fundamental, sem a qual não se entende racionalmente a Misericórdia Divina, nem se pode o Homem estimular para a aplicação da Lei da Caridade ao próximo.

Comprava, então, o Homem a sua entrada nos céus, com esmolas aos cofres da Igreja, bajulando os chefes religiosos, enganando-se a si próprio, obtendo com isso privilégios e mordomias, crendo, simultaneamente, consegui-los também nos céus, negociando com Deus.

Daí que o Espiritismo tenha vindo repor a Verdade Histórica, Consolando o Homem e ensinando-lhe que a verdadeira Caridade só Deus conhece e que o que é agradável a Deus é a mudança interior do Homem: a sua alma.

Hoje, o Homem vira-se novamente para dentro de si próprio, procurando a felicidade que não alcançou, apesar das muitas conquistas no domínio da Ciência e do conforto material.

Mas as depressões, as múltiplas neuroses, invadem-no, porque não foi treinado para o isolamento, para a procura no mais íntimo do Ser e teme enfrentar seus medos milenares e deparar com as suas frustrações.

O Homem necessita, urgentemente, de socorro espiritual, perdido no marasmo em que se encontra a sociedade.

Mas seu cérebro irá modificar-se, mais uma vez, e ele lidará melhor com as situações que terá de enfrentar no futuro e compreenderá melhor o Mundo que o rodeia e o princípio inteligente que comanda o Universo.

Novos missionários estão a chegar à Terra para ajudarem nessa tarefa grandiosa.

Nascerá um Novo Homem mais condicente com as Leis de Deus.”

Lombroso

Notas de pesquisa:

(1) Os australopitecos (Australopithecus) constituem um género de diversos hominídeos extintos, bastante próximos aos do género Homos; parecem ter aparecido há cerca de 3,9 milhões de anos. Os cérebros da maior parte das espécies de Australopithecus conhecidas eram sensivelmente 35 % menores que o do Homo sapiens e os próprios animais tinham pequeno tamanho, geralmente não mais de 1,2 m de altura. O nome significa “macaco austral”.

Australopithecus garhi parece ter sido o mais avançado nesta linha, uma vez que os seus fósseis têm sido encontrados juntamente com instrumentos e restos de animais retalhados, o que sugere que esta espécie teria iniciado uma indústria primitiva de fabrico de instrumentos. Isto leva muitos cientistas a supor que A. garhi é o ancestral mais próximo do género Homo.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Australopithecus

Veja também aqui a história Evolutiva do Homem:

http://primatas.no.sapo.pt/homem.htm

(2) “Jesus lhe respondeu: "Em verdade, em verdade, digo-te: Ninguém pode ver o reino de Deus se não nascer de novo." (S. JOÃO, cap. III, vv. 1 a 12.)

http://www.espirito.org.br/portal/codificacao/es/es-04.html

(3) “Plotino nasceu em Licópolis no Egipto, cerca de 205 da EC. Crítico dos dualismos e do cristianismo, Plotino fundou em Roma uma escola que sugeria o recolhimento e a ascese como caminho para Deus.”


http://cienciadasreligioes.forumeiros.com/licenciatura-ciencia-das-religioes-f1/voando-

sobre-platonopolis-t35.htm

"Tinha vergonha de estar num corpo", (dirá seu discípulo Porfírio a seu respeito) Porfírio anotou e publicou seus cursos. O conjunto compreende cinqüenta e quatro tratados agrupados em seis Enéadas (isto é, grupos de nove).

http://users.skynet.be/scourmont/Armand/wri/origines-por.htm

“…seu fascínio era tal que chegou a exercer uma profunda influência sobre a própria teologia cristã, como sabemos pelos testemunhos de Eusébio, do bispo Teodoreto, etc. “

http://www.geocities.com/Vienna/2809/plotino.html

"A Igreja tomou sua seminal doutrina da Trindade dos escritos de Plotino. "Tudo que é grande e nobre na teologia cristã provém do neoplatonismo", diz H.P.B."

http://www.levir.com.br/teosofia/teosofia17.php

Para saber mais sobre César Lombroso, consultar:

http://www.espirito.org.br/portal/artigos/verdade-e-luz/cesar-lombroso-diante.html

http://autoresespiritasclassicos.com/LIVROS%20BIBLIOGRAFICOS/Cesar%20Lom

broso/Cesar%20Lombroso.doc

http://pt.wikipedia.org/wiki/C%C3%A9sar_Lombroso

http://www.cerebromente.org.br/n01/frenolog/lombroso_port.htm

Manuel

Núcleo Espírita Familiar ‘Amigo Amen’

Santa Maria

Sem comentários:

Enviar um comentário