Andou como um macaco e ladrou como um cão
A
mediunidade é, em si, neutra. É uma faculdade orgânica que todos nós possuímos
em maior ou menor grau. Contudo, apenas designamos de médiuns aquelas pessoas
que apresentam essa faculdade de forma mais ou menos ostensiva. A mediunidade,
tal como vulgarmente a entendemos, é uma bênção se colocada ao serviço do
próximo de forma honesta e dedicada.
O
médium sofre, por vezes, a incompreensão dos que o rodeiam. Umas vezes é
desprezado ou mesmo caluniado; outras é adulado. Sofre quando é assediado por Espíritos
inferiores e sofredores, mas tem, também, as suas alegrias pelo ânimo e
incentivo que lhe é transmitido pelos companheiros da espiritualidade que
trabalham no exercício da Caridade com Jesus, seja no Centro Espírita, no
Terreiro de Umbanda, nos círculos católicos ou outros quaisquer, pois nem os
médiuns nem a Caridade, por definição desinteressada, é exclusiva deste ou
daquele grupo.
Temos,
contudo, que reconhecer que a actividade mediúnica bem orientada (que exige
estudo continuado) só pode ser exercida num Centro Espírita bem orientado,
recorrendo às obras da Codificação de Allan Kardec e outras obras
complementares vindas, quer da Espiritualidade através da psicografia de
médiuns de reconhecida credibilidade, quer de companheiros encarnados que
estudaram seriamente o assunto.
Decorre,
do que temos vindo a referir, que a mediunidade é, pela sua própria natureza,
gratuita. Dar de graça o que de graça se
recebeu. Este o lema.
Serve
esta introdução para relatarmos um facto que ocorreu em meados da década de 80
numa cidade de Portugal.
Nesta
cidade funcionava, então, um centro de Umbanda bastante evangelizado, voltado
para o exercício da Caridade e atendendo pessoas que colocavam problemas da
mais diversa ordem: desde problemas de saúde, a problemas de natureza
espiritual e mesmo a problemas puramente materiais.
De
todos os que tivemos oportunidade de presenciar, as entidades que se
manifestavam ouviam, pacientemente, quem as procurava, dando conselhos, mesmo
que muitas das solicitações feitas nos parecessem frívolas ou absurdas.
Para
nós, espírita e estudioso da Codificação de Allan Kardec, muitas das questões
que algumas pessoas colocavam, por vezes, às entidades (Espíritos incorporados) que se manifestavam,
pareciam-nos um abuso da boa-vontade das mesmas. Contudo, nunca vimos qualquer
atitude ríspida por parte delas. Eram o que se poderia chamar de Espíritos Bons. Muito terra-a-terra, mas bons. O que, aliás
não era de admirar, pois as pessoas que integravam esse centro de Umbanda eram,
genuinamente, boas pessoas. Pessoas simples, sem estudos, sem graus académicos,
mas humildes e com ‘bom fundo’.
O
mesmo não se pode dizer de alguns e algumas consulentes que lá apareciam. Um
caso houve, do qual nunca mais nos esquecemos.
Uma
senhora, que era vendedora no mercado da cidade, oferecia os seus préstimos às
clientes para resolução de problemas que estas lhe apresentavam. Para cada
cliente que lhe apresentasse um problema, ela ia dizendo que não podia dar a
resposta de imediato, mas que, na semana seguinte, lhe diria alguma coisa. E
assim era.
No
sábado à noite ela ia ao centro de Umbanda, colocava as questões das suas
clientes às entidades manifestantes e, na semana seguinte, dava essas respostas,
que havia recebido no centro, às clientes que lho haviam solicitado
anteriormente. E com este procedimento ia fazendo o seu negócio.
A
situação foi perdurando no tempo até que os trabalhadores encarnados do Centro
vieram a descobrir o tráfico.
E
colocaram a questão a uma entidade que se manifestava como preto velho.
-
Nós sabemos, minha filha, nós sabemos. Mas deixe estar que essa filha vai ter a
lição que merece. – respondeu a entidade espiritual.
No
sábado seguinte lá compareceu essa infeliz irmã com intenções pouco honestas.
Mas, oh surpresa! Foi tomada de convulsões. Dobrou-se. Colocou-se de joelhos,
apoiando as mãos no chão e foi gatinhando para a saída.
Segundo
um dos trabalhadores do centro, nosso amigo, essa irmã: andou como um macaco e ladrou como um cão.
Moral
da história
1.
Podemos esconder as nossas intenções, palavras e actos perante os homens, mas
não o poderemos fazer perante os Espíritos e, muito menos, perante Deus.
2.
Os Espíritos são pessoas desencarnadas. Com as mesmas qualidades e defeitos,
mas com uma outra visão, mais alargada que aquela que nós outros possuímos.
Retirado do livro “Histórias
Verídicas com Pessoas e Espíritos”, de Eduardo Guerreiro, Chiado Editora
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