quarta-feira, 2 de julho de 2008

Responsabilidade dos Educadores




Na noite de 22 para 23 de Junho de 2008, durante a reunião semanal, todos os componentes do grupo sentiram imenso mal-estar. O companheiro encarregado da leitura de um trecho de ‘O Evangelho Segundo o Espiritismo’ quase não o conseguia fazer, tal o envolvimento mental a que estava sujeito. Após a reunião, manifestou-se o Amigo Amen que, após uma lição que, em nossa opinião, constitui um verdadeiro roteiro quanto à educação a dar às nossas crianças, no final, nos esclareceu sobre o que se havia passado.
Procurámos também e, pela primeira vez, indagar sobre a identidade deste nosso companheiro que já se manifesta entre nós há mais de 15 anos...

Amigo Amen - “(...) a estrada ainda por cumprir que o Mestre nos deixou. Estrada estreita que todos teremos que percorrer. Uns, mais depressa, outros tropeçando nos obstáculos do caminho. Muitos recuando, metendo por atalhos que apenas conduzem ao egoísmo, às lutas individualistas, à ambição e à perda, nas demais vezes.

Amar ao próximo, meus filhos, começa na infância, quando os pais, grandes educadores desse pequeno ser que desperta para a vida, orientam e ensinam, através do exemplo, a respeitar as diferenças, a aceitar, ou não, como resposta aos seus caprichos, às suas birras infantis, quando lhe ensinam a ordem, a disciplina na sua vida diária, quando lhe ensinam a orientar-se nas relações sociais com as outras crianças, apoiando os mais fracos, a ninguém colocando de lado, cultivando a paz e o entendimento, em vez das guerras que conduzem a criança à competição, à luta desenfreada para ser o melhor de entre todos os demais.

Esses educadores, criando um ambiente de paz, de harmonia e de respeito entre todos os membros da família, conduzirão essa criança, que um dia será comandante, muitas vezes nas sábias tarefas da sua vida, como adulto, até de povos e nações, transportando os valores morais, as ideias, as posições de guerra ou de paz que defende, adquiridas na infância num ambiente de conflitos, ou de harmonia cultivada em cada lar.

Esse o primeiro pilar da sociedade, onde os caracteres se formam, onde se corrigem erros anteriores, onde se aplaudem as aquisições positivas que o espírito consigo transporta.

Amar ao próximo, meus filhos, é amar as crianças, sabendo que só alteramos a sociedade com os homens que formamos a cada dia para nela viverem e para a defenderem, na procura da paz em detrimento das guerras. Lembrai-vos de Jesus, meus filhos, quando disse, reprimindo os seus discípulos que queriam afastar as crianças e Ele lhes respondeu: ‘deixai vir a mim as criancinhas’.”

Doutrinador - Obrigado, querido amigo. Sois o Amigo Amen, não é verdade?
Amigo Amen - Certamente, meus filhos.

Doutrinador - Foram aqui realizados hoje trabalhos, não é verdade?
Amigo Amen - Muitos amigos desesperados porque todos eles falharam nas suas missões e não tiveram como exemplo maior pais atentos e conscientes da maior tarefa de todas: a de os educar e orientar para se tornarem homens felizes e amantes do próximo.

Doutrinador - Dizemos isto porque sentimos fisicamente presenças que nos causaram um certo mal-estar.
Amigo Amen - Já vos dissemos que estiveram presentes amigos em grande desespero e desorientação.

Doutrinador - E eles, foram encaminhados, não é verdade, amigo Amen?
Amigo Amen - Cada um dentro das suas possibilidades e do seu estado de despertamento, pois Deus a todos socorre.


Doutrinador - Quereis dizer que os pais desses nossos companheiros foram em grande medida responsáveis...
Amigo Amen - O espírito é o responsável, em primeiro lugar. Mas a grande missão na Terra é a missão de educador. Numa sociedade em que o materialismo impera, em que as necessidades imediatistas se sobrepõem às atenções a dispensar a uma criança, abandonando-a em vez de a corrigir, adulando-a com objectos materiais para compensarem a ausência de afecto, é importantíssimo que cada ser se consciencialize da grande tarefa que cabe realizar em prol do social.

Doutrinador - Mas hoje em dia, amigo Amen, as famílias de um modo geral, em particular nas grandes cidades, têm dificuldades em termos de tempo para dispensar aos seus filhos.
Amigo Amen - Porque o dinheiro é o mais importante e o desejo desenfreado do Ter impera sobre o desejo intenso de Ser.


Doutrinador - Certo, amigo Amen. Mas existem famílias que têm dificuldades em ter e têm que trabalhar de manhã à noite para sustentar a família. E essas pessoas, estamos a lembrar-nos de pessoas das grandes cidades, em particular, esforçam-se imenso e acabam por deixar para segundo plano a educação dos filhos.
Amigo Amen - É a própria sociedade, meu filho, a própria sociedade que se desestrutura em função do dinheiro, esquecendo a verdadeira missão que é vir à Terra refazer a caminhada, tendo como destino a evolução espiritual do Homem.


Doutrinador - Há tanta coisa a ser mudada, amigo Amen. Tanta coisa. Esta sociedade está má. Esta sociedade não é humana nesse aspecto.
Amigo Amen - Cultivemos a esperança, o optimismo, pois no meio do caos a luz sempre nasce. Se às vezes e de início bruxuleante, com o tempo ela abrilhantará todas as coisas que ilumina e ninguém mais poderá deixar de a ver. Que cada um cumpra a sua parte o melhor que sabe e confiemos em Deus e no nosso futuro espiritual, na caminhada individual e na responsabilidade que a cada um pertence, intransferível, compensadora, tantas vezes, após os sacrifícios e a abnegação. Amemos ao próximo, meus filhos, tolerando, orientando, perdoando e confiando em Deus.


Doutrinador - Certamente, amigo Amen.
Amigo Amen - Que a paz fique convosco meus amigos, meus filhos.


Doutrinador - Obrigado, amigo Amen. Um dia e já lá vão tantos o nosso amigo Amen há-de dizer algo sobre a sua própria identidade. Não é que tenhamos curiosidade doentia. Mas já lá vai uma década e meia. Bem, o Divaldo, se calhar levou outro tanto tempo...
Amigo Amen - No mundo espiritual uma década é apenas um segundo meus filhos.


Doutrinador - Mas nós vivemos no mundo físico, amigo Amen, e somos pessoas com uma certa curiosidade... Mas um dia talvez o Amigo Amen nos diga algo sobre a identidade...
Amigo Amen - Pois se Amen é o mais belo nome que eu conheço... (sempre com um fino sentido de humor, que desarma e faz sorrir!)


Doutrinador - Obrigado, querido amigo.
Amigo Amen - Agradeçamos a Deus a sua infinita misericórdia.


Doutrinador - Obrigado. Agradeçamos ao Pai.
[O doutrinador agradece a Deus com uma oração de encerramento da reunião]

2 comentários:

  1. Olá Joana!
    que saudades, faz tempo que eu não venho por aqui e nem você lá em casa né?
    Mas mesmo assim não nos esquecemos, e isso é o que me faz feliz, saber que sou sempre lembrada.
    Ralmente esse post tem tudo a ver com o que postei hoje, será coincidencias, penso que sim.
    Joana apareça sempre, adoro receber pessoas como você.
    Agora estou com mais tempo e virei mais vezes.
    Fique com Deus e que ele te abençoe!
    beijos em seu coração!
    Rô!

    ResponderEliminar
  2. Olá Joana. Hoje, dia 14 de Julho, terminou um ciclo de "batalhas". Acabei o meu último exame da faculdade (vamos a ver como vão ser ads notas!), e passei no exame para 2.º Dan, em Karaté. Em relação a este útimo exame, estou muito feliz com esta vitória pessoal. Em relação à faculdade, só sei que passei a um dos exames. Em relação aos restantes três, aguardo os resultados. Um beijinho e boa noite.

    ResponderEliminar