quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

De novo Kryon

Não contava voltar a este tema, pois não me move qualquer interesse em combater pessoas ou teorias, por mais exóticas que me pareçam. Todavia, e porque este é um assunto que continua a interessar muita gente e, porque as ideias da entidade Kryon, persistem em infiltrar o movimento espírita, decidi dar relevo a mais um dos comentários recebidos aqui: (merece-o por ser sincero, elaborado de forma respeitosa e colocar questões que me parecem do interesse de todos e merecedoras de serem analisadas).
Aqui fica pois o comentário do amigo Cadu, acompanhado da minha resposta.


“Mas sinto-me realmente triste ao notar que nada mais faz aqui do que aquilo que o Padre Quevedo e muitos outros fazem em relação ao espiritismo. Em nome de uma suposta CARIDADE, levanta fatos e letras isolados do contexto maior, que teóricamente deveriam ajudar e esclarecer o mal. “

O Padre Quevedo “persegue” indiscriminadamente quem é contra as suas ideias. Não é esse o objectivo deste post. Aliás de 4 posts e eles não devem ser lidos ou discutidos isoladamente, pois constituem um corpus de análise no seu conjunto. E essa análise é baseada na leitura da obra de Kryon, comparando-a com as obras básicas da Codificação. É a análise de um espírita, pois quem não lê e estuda Kardec não pode designar-se como tal. Mesmo assim, concordo que não passa de uma opinião, mas sempre baseada nos factos. Isso não é fácil de refutar.

“Sinceramente, não me senti nem bem, nem elevado, nem recorfotado com estas palavras.”

Que este post não eleva nem conforta ninguém concordo. Não é esse o seu objectivo. Apenas persegue o móbil de alertar inteligências, de mobilizar o espírito crítico na interpretação das mensagens de Kryon, alerta constante feito pelo próprio Kardec a todos os espíritas. E, no livro dos Médiuns, diz-nos Erastus que: “antes rejeitar 10 verdades do que aceitar uma única mentira”.
Não se definem certezas, não se acusa ninguém, apenas se questiona, não só as palavras, mas inclusivé todo o imenso negócio que envolve a seita à volta de Kryon. Se isso fere algumas sensibilidades, paciência.

“Ja que Chico e tantos outros seres amorosos, como a Madre tereza não foram teorizadores e nem teorizaveis. Foram simplesmente amor.Longe de mim igualar Kryon, Lee Carol, a qualquer um destes citados. Até proque todos são únicos.”

Comparar todo esse negócio e as palavras suspeitas que aliciam (quanto a mim, sublinho) ao suicídio em determinada data, com Francisco Cândido Xavier parece-me um absurdo, já que não consta que qualquer das entidades que se manifestavam através dele, tivessem alguma vez exibido tais comportamentos ou que Chico vivesse à custa da Doutrina a que, com tanta abnegação e espírito de dádiva, se dedicou toda a vida. Inimigos, teve-os com certeza, mesmo no seio dos espíritas, pois esse título não dignifica ninguém; apenas os exemplos de vida o fazem.

Ficaria muito mais tranquilo se pudessemos avalair o bem ou não que o amor das mensagens das palavras, dos homens, tras ou não para o mundo...
Gandhi, outro grande ser de luz nunca combateu o mal, ele pregava a compaixão."
Que as mensagens dos mentores de Chico são de amor e as de Gandhi de compaixão, estamos de acordo.
Lamento que as de Kryon o não sejam ou surjam encapotadas, visando objectivos mais gravosos e incentivando ao lucro de quem se diz seu canal, já não precisando de exercer uma profissão séria que credibilize (ao menos por isso) as mensagens que recebe. Chico recebia toda a gente; para passar um fim-de-semana com Lee Carol é preciso ter muito dinheiro. Isso é, no mínimo, suspeito. Penso eu, repito. Para já não falar de heresias científicas como mudanças de DNA (bem pagas, claro).

Kardec também alertava que, se a espiritualidade pretendesse fazer chegar uma mensagem importante, isso se daria através de médiuns diferentes, em lugares diversos para que dela não restassem dúvidas. Então, aguardemos com serenidade.

Por último, chamo a atenção de que a série André Luiz, de Francisco Cândido Xavier, tem o objectivo principal de nos informar e não de transmitir mensagens lindas que nos encantem. Nessas obras compreendemos os meandros e as armadilhas do mundo espiritual, tomamos contacto com o sofrimento causado pelas más escolhas individuais, conhecemos autênticas organizações trevosas, sempre dispostas a vencer, pela chantagem ou com subterfúrgios, encarnados e desencarnados que lhes caem nas redes, “acordando”, às vezes, tarde demais. Salvam-nas as expedições socorristas que nunca desistem de trabalhar em prol dos sofredores, sob o comando divino que vige em toda a a parte.

Sejamos positivos, sejamos otimistas, sejamos amorosos. Motivemos ao bem e não ao combate do mal.
Gandhi, outro grande ser de luz nunca combateu o mal, ele pregava a compaixão. Estou com ele.”

Concordo, em parte. Não esqueçamos que Gandhi lutou contra o mal (a dominação inglesa), impedindo assim, que o mal proliferasse ou se mantivesse. Gandhi foi tudo, menos omisso.

Entendo a preocupação do redator destas palavras. Gostaria de com elas, acredito, assegurar o bem estar das pessoas. O que acredito ser importante.”

Eu também. Por isso, gostaria de suscitar o debate, a reflexão de todos os que leiam este post, de forma livre, sem preconceitos, nem rótulos, mas baseado nas obras, nas notícias que chegam e nos actos praticados.

Deixo aqui os links para os 4 posts em que analiso a obra e as palavras de Kryon.


http://ideiaespirita.blogspot.com/2007/08/kryon-e-as-crianas-ndigo.html
http://ideiaespirita.blogspot.com/2007/08/kryon-e-as-crianas-ndigo_03.html
http://ideiaespirita.blogspot.com/2007/08/anlise-das-mensagens-de-kryon-luz-da.html

http://ideiaespirita.blogspot.com/2007/06/orao-da-criana.html

1 comentário:

  1. Ola Joana. Li um pouco à pressa os seus posts sobre Kryon. Estou estarrecido com esta mistificação.
    Obrigado por alertar.
    Bom fim de semana

    ResponderEliminar