quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

Doutrinador e 'dialogador'

"Numa reunião mediúnica juntam-se algumas pessoas com o objectivo de realizar o intercâmbio com os chamados “mortos”, que, conforme atrás afirmámos e tivemos a oportunidade de constatar, não são mais do que Espíritos de pessoas que viveram na Terra, como nós estamos actualmente vivendo.

Entre os componentes de uma reunião mediúnica existem sempre um médium, que serve de intermediário entre os Espíritos e nós outros e um doutrinador, que é a pessoa que fala com os Espíritos que se manifestam através do médium.

Há quem substitua o termo doutrinador por dialogador. Para nós, o elemento que dialoga com as entidades espirituais durante uma reunião mediúnica é muito mais do que simples dialogador, já que participa nas actividades de encaminhamento espiritual (tal como os restantes elementos do grupo) muito antes da reunião propriamente dita que é, na maioria das vezes, o culminar de todo um processo. Manteremos, assim, a designação de doutrinador para o elemento do grupo mediúnico que dialoga com as entidades espirituais.

O número de componentes do grupo mediúnico é variável. Hermínio Miranda, no seu livro ‘Diálogo com as Sombras’, refere seis pessoas. Como estas devem ser afins e estar devidamente preparadas, um grupo de mais de seis elementos torna-se difícil ser eficiente, dependendo do tipo de trabalhos mediúnicos. Mas o grupo pode ser menor. Até duas pessoas: médium e doutrinador podem constituir um grupo mediúnico produtivo.

No nosso caso particular tínhamos uma médium através da qual os Espíritos se manifestavam pela escrita (psicografia) e pela voz (psicofonia); um doutrinador, ele próprio médium intuitivo, pois captava as instruções dos Espíritos que o iam orientando nas doutrinações (diálogos com os Espíritos) e, normalmente, mais dois companheiros que possuíam sensibilidade mediúnica, embora não fossem médiuns ostensivos."

Extracto do livro “Lições de Vida Após a Morte”, Chiado Editora, de Eduardo Guerreiro (a publicar muito em breve)

Sem comentários:

Enviar um comentário