sexta-feira, 21 de setembro de 2007

EVANGELHO NO LAR

"Onde quer que se encontrem duas ou três pessoas reunidas em meu nome, eu com elas estarei"
Jesus (Mateus, 18:20)

Há muito que nos habituámos a entregar a tarefa da oração aos condutores das nossas igrejas, descuidando a protecção do lar que só beneficiaria se cultivássemos o hábito de silenciar a
nossa mente por uns momentos e meditar nas lições do Evangelho, agradecendo ao Criador as bênçãos recebidas durante o dia.

Tal como Jesus prometeu, a Sua presença se faz sentir, nos momentos em que a família se reúne no culto do Evangelho, a todos inundando de tranquilidade e harmonia.
  • Praticando o culto do Evangelho no lar, num dia e hora determinados, atrairemos os Espíritos Superiores que comparecem com prazer para nos auxiliarem e isolarão o lar de outras influências negativas que nele possam permanecer.
  • Estudando os ensinamentos de Jesus, aprofundamos conhecimentos e aumentamos a nossa compreensão e tolerância no ambiente doméstico, através das reflexões que fazemos em conjunto, acerca dos nossos pensamentos e actos diários.
  • Conhecendo o processo da reencarnação, meditando nas suas leis, causas e efeitos, compreenderemos melhor os nossos desafectos, aceitando as diferenças e atenuando os desequilíbrios que sempre surgem na convivência, pelo choque dos temperamentos e preferências de cada um.
  • Orientaremos os mais pequenos, no respeito por si mesmos e pelo próximo, e se más tendências se manifestarem desde cedo, mais necessidade terão de crescer no entendimento das leis divinas e da importância da sua tarefa na terra para a própria evolução. Se nos preocupamos com a sua higiene diária, alimentação e educação, cabe-nos reflectir na responsabilidade de lhes proporcionar um lar tranquilo e saudável, cultivando-lhes o espírito, através dos ensinamentos cristãos.

Como fazer o Evangelho no lar?
  • Escolha um dia e uma hora que seja conveniente para os membros da família e, uma vez por semana, reúnam-se à mesa, (20 a 30 minutos) num local escolhido para o efeito;
  • Coloque um copo de água para cada um dos elementos presentes na mesa;
  • Faça (ou convide um dos familiares) uma prece, com palavras simples, que não precisam de ser decoradas;
  • Abra o Evangelho Segundo o Espiritismo “ao acaso” e leia uma página. Verá que geralmente a lição vem de encontro a um problema ou vivência recente: é a orientação dos amigos espirituais que nos lêem no íntimo e nos apresentam a solução em que não tínhamos pensado antes, levando-nos muitas vezes a mudar a perspectiva com que encaramos a dificuldade e a alterar as nossas intenções de acção;
  • Comente com os familiares a lição do dia, observando as ligações que ela estabelece com os acontecimentos da semana;
  • Termine a reunião, agradecendo a presença dos orientadores espirituais, a Jesus e a Deus o auxílio enviado.
  • Cada um dos presentes bebe a água que se encontra agora magnetizada, pelos amigos espirituais, com fluidos curadores.

Notas: A constância das reuniões e a pontualidade devem ser mantidas para que possamos contar com a assistência espiritual, pois os guias têm outras tarefas a desempenhar na espiritualidade e não podem estar à nossa disposição.
  • Com crianças presentes, dever-se-á adequar a linguagem ao seu entendimento.Se preferir, poderá, numa reunião à parte, ler-lhes o Evangelho Segundo o Espiritismo para crianças, fácil de adquirir pela Internet ou outro livro do género, destinado a elas.
  • Se o ambiente familiar não for propício à prática do Evangelho no Lar, não desista e faça-o a sós; (sempre em voz alta para que todos os espíritos presentes possam beneficiar) talvez os seus familiares se disponham mais tarde a participar, vendo a sua persistência e convicção.
  • Tenha a certeza que estará lutando pela tranquilidade do seu lar e pela obtenção do auxílio necessário para a superação das dificuldades materiais e espirituais, conforme a recomendação de Jesus: " Orai e Vigiai ".

2 comentários:

  1. O escrito do último tópico me incentivou bastante e me tranqüilizou bem mais...tenho problemas para fazer o evangelho do lar por n motivos,o Senhor sabe quais.

    ResponderEliminar
  2. Também me incentivou bastante, já que nunca fiz por não ter adesão de outras pessoas que moram na casa, imaginava não ter valia se feito sozinha.
    Obrigada!!

    ResponderEliminar