segunda-feira, 17 de setembro de 2007

O progresso das religiões



A passagem de Dalai Lama por Portugal constituiu-se num marco histórico importantíssimo para o progresso da humanidade nos domínios da tolerância e do respeito pelas ideias e convicções do outro. Pela primeira vez, o prémio Nobel da Paz reuniu num mesmo espaço (a mesquita central de Lisboa) os representantes de várias religiões, budistas, católicos, hinduístas, judaístas…, promovendo num gesto simbólico, o diálogo inter-religioso e o convívio em harmonia e aceitação.

Esta é a mensagem do Espiritismo que a todos convoca pelo raciocínio, pela lógica e pelo amor ao próximo. A Doutrina Espírita não possui igrejas, nem sacerdotes, nem rituais de qualquer espécie, tendo apenas como propósito seguir a Jesus e praticar o lema:”Fora da Caridade não há salvação”.

Já no século XIX, os espíritos anunciavam a Allan Kardec uma sociedade futura mais fraterna e condicente com a lei de Deus:

"item 789. O progresso reunirá um dia todos os povos da Terra numa só nação?

-- Não em uma só nação, o que é impossível, pois da diversidade dos climas nascem costumes e necessidades diferentes, que constituem as nacionalidades. Assim serão sempre necessárias leis apropriadas a esses costumes e a essas necessidades. Mas a caridade não conhece latitudes e não faz distinção dos homens pela cor. Quando a lei de Deus constituir por toda parte a base da lei humana, os povos praticarão a caridade de um para outro, como os indivíduos de homem para homem, vivendo felizes e em paz, porque ninguém tentará fazer mal ao vizinho ou viver às suas expensas."

Ao tomarmos conhecimento do gesto de Dalai Lama, confirmamos a exactidão destas palavras:

"A Humanidade progride através dos indivíduos que se melhoram pouco a pouco e se esclarecem; quando estes se tornam numerosos, tomam a dianteira e arrastam os outros. De tempos em tempos surgem os homens de génio, que lhes dão um impulso; e depois, homens investidos de autoridade, instrumentos de Deus, que em alguns anos a fazem avançar de muitos séculos." O LIVRO DOS ESPÍRITOS, Capítulo VIII, Lei Do Progresso, págs 318/19

Obrigada, homem de génio, pela mensagem de amor e de paz, transmitida à Humanidade. Um dia, numa sociedade não muito distante, os defensores dos mais elevados valores humanos merecerão honras de estado.

Um dia... assim o prometem os Espíritos.

Sem comentários:

Enviar um comentário