segunda-feira, 8 de outubro de 2007

A MELHOR RELIGIÃO

Sempre pensei que SER ESPÍRITA é COMPREENDER RACIONALMENTE a mensagem emanada dos Espíritos Superiores e TENTAR honestamente aplicar no meu dia-a-a dia a mensagem de Jesus: “Amai-vos uns aos outros”.

Falho todos os dias, mas o importante é não desistir, pedindo assistência aos guias que sempre acorrem em nosso auxílio, quando nos falta a paciência, a tolerância, as forças para suportar as injustiças, o egoísmo o e a maldade do mundo.

Muitos aderem à Doutrina Espírita por curiosidade ou benefício pessoal, frequentando o Centro Espírita da mesma forma que o fariam na missa, mas sem mudar um milímetro o seu comportamento para com o semelhante.

Outros, desculpam-se com a falta de tempo para o estudo doutrinário, esquecendo a máxima de Kardec: “Espíritas, instruí-vos”, acabando por arrastar para o Centro Espírita ideias e práticas que, por muito aliciantes que pareçam, pouco ou nada têm a ver com a Codificação.

Outros aceitam a Doutrina pelo raciocínio e transformam-se em grandes oradores e dirigentes de massas, esquecendo-se de prestar assistência em casa, ONDE A VERDADEIRA CARIDADE COMEÇA!!!

São grandes sábios, citando de cor largos trechos dos livros da codificação, mas incapazes de dar uns minutos do seu precioso tempo em prol dos mais novos que se comprometeram a receber como filhos, a educar e orientar para o futuro, ajudando-os a ultrapassar as dificuldades que enfrentam em mais um caminho encetado.

Esquecem estes “Espíritas” que é na FAMÍLIA ONDE TUDO COMEÇA e que TÊM DE prestar contas perante a CONSCIÊNCIA, quando um dia regressarem à Espiritualidade e lhes for perguntado: “Que fizeste daqueles que te confiei?”

No núcleo familiar se reencontram antigos amores, mas também antigos adversários para o reajuste necessário, se entrelaçam afinidades e divergências, se testam a nossa abnegação, dádiva e espírito de sacrifício; se sofre, se luta, se ama, se perdoa ou se cometem os mais brutais assassínios, infelizmente tão assiduamente noticiados.

Relembremos que os Espíritos não disseram: "Fora do Espiritismo não há salvação", mas "Fora da CARIDADE não há salvação".

A MELHOR RELIGIÃO É a que é capaz de TRANSFORMAR o HOMEM num SER MAIS ALTRUÍSTA, MAIS TOLERANTE, COMPREENSIVO e DEDICADO ao SEU PRÓXIMO, com ESQUECIMENTO DE SI MESMO, DOS SEUS PRAZERES e PAIXÕES.

Como ESPÍRITAS não podemos olvidar que mais nos será exigido, pois quanto maior o CONHECIMENTO maior a RESPONSABILIDADE.

Do Núcleo Espírita “Amigo Amén” chegou-me mais uma mensagem que apelidei de “Mandamentos do Espírita”, porque são dez os pontos que nos conduzem a uma séria reflexão.




1 comentário:

  1. Muito interessante... cada vez mais a espiritualidade está sendo divulgada e isso representa uma mudança de estado de consciencia na humanidade. Parabens

    Se tiver um tempinho, visite meus sites:
    www.espacoauryn.com
    www.regressaovidaspassadas.com
    www.apometria.net

    ResponderEliminar