segunda-feira, 9 de abril de 2007

A Educação

Sobre o Ensino aqui ficam alguns pensamentos para reflectirmos:

“A alma humana está cansada de ciência sem sabedoria e envenenada pelo pensamento moderno. O cérebro, nas suas funções culturais precisa ser substituído pelo coração, pela educação do sentimento”.
No Terceiro milénio, há necessidade de enxergar no educando, não só órgãos e músculos, fibras e hormonas, cérebro e inteligência, mas um ser tríplice: Espírito, corpo espiritual e corpo físico, com duas funções básicas: PENSAR E SENTIR, precisando muito mais da Doutrina Moral de Conduta do Evangelho, que apenas os respeitáveis conhecimentos de ciência e cultura humana, todavia desprovidos da luz espiritual.”
Emmanuel (psicografia de Chico Xavier)

“A educação moderna está em crise…não podemos esquecer-nos que os professores de todo o mundo estão a adoecer colectivamente. Os professores são cozinheiros do conhecimento, mas preparam o alimento para uma plateia sem apetite. Qualquer mãe fica um pouco paranóica quando os seus filhos não se alimentam. Como exigir saúde dos professores se os seus alunos têm anorexia intelectual? É por causa da saúde deles e dos seus alunos que a educação tem de ser reconstruída.
Na escola dos meus sonhos, os professores e os alunos escrevem uma belíssima história, são jardineiros que fazem da sala de aula um canteiro de sonhos.”

“Os filhos não precisam de pais extraordinários, mas de seres humanos que falem a sua linguagem e sejam capazes de penetrar no seu coração.”
Os bons pais dão presentes, os pais brilhantes dão o seu próprio ser.
A família dos meus sonhos não é perfeita. Não tem pais infalíveis, nem filhos que não causam frustrações. É aquela em que pais e filhos têm a coragem de dizer uns aos outros: “Eu amo-te”, “Eu exagerei”, “Desculpem-me”, “Vocês são importantes para mim”.

Augusto Cury, in Pais Brilhantes, Professores Fascinantes

2 comentários:

  1. Importante reflectirmos sobre esses pensamentos.
    Bonitas as alegorias.

    Já adicionei este blog aos meus favoritos!

    ResponderEliminar
  2. "Mortal algum recebeu educação sem sofrer."

    Sófocles

    ResponderEliminar