sexta-feira, 6 de abril de 2007

Onde Está Deus?

Onde está Deus? pergunta o cientista
Ninguém O viu jamais. Quem ELE é?
Responde, às pressas, o materialista:
Deus é somente uma invenção da Fé.

O pensador dirá sensatamente
Não vejo Deus, mas sinto que ELE existe;
A natureza mostra claramente
Onde o poder criador consiste.

Mas o poeta dirá com a segurança
De quem afirma porque tem certeza;
Eu vejo Deus no riso da criança,
N o céu, no mar, na luz da natureza!


Contemplo Deus brilhando nas estrelas
No olhar das mães fitando os filhos seus;
Nas noites de luar claras e belas
Em tudo pulsa o coração de Deus!

Eu vejo Deus nas flores e nos prados
Nos astros a rolar pelo infinito;
Escuto Deus na voz dos namorados
E sinto Deus na lágrima do aflito.

Percebo Deus na frase que perdoa
Contemplo Deus na mão que acaricia;
Descubro Deus na criatura boa
E sinto Deus na paz e na alegria.

Contemplo Deus no médico que cura
Encontro Deus na dor que nos irmana;
Eu vejo Deus no sábio que procura
Compreender a natureza humana.

Eu vejo Deus no gesto de bondade
Escuto Deus nos cânticos de toda a gente;
Eu sinto Deus no sol, na liberdade
Eu vejo Deus na planta e na semente!

Encontro Deus, enfim, por toda a parte e
Pois tudo fala dos poderes seus;
Percebo Deus nas expressões da Arte,
No amor dos homens também sinto Deus!

Mas onde eu sinto Deus com mais beleza
Na sua mais sublime vibração;
Não é no coração da natureza,
É dentro do meu próprio coração!

José Soares Cardoso

1 comentário:

  1. Lindo este poema, que desperta a emoção dentro de nós.

    Parabéns à autora do blog pelos diversos temas que ten vindo a escolher.

    Continue, para que eu e muitos outros possamos usufruir de mensagens de paz e de alegria.

    De facto a Doutrina Espírita é uma doutrina consoladora!

    ResponderEliminar