quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Casos Exemplares - Separação do Espírito e do Corpo Físico III

(continuação)
Entre tantos depoimentos, lembro-me de um que descreve a forma excepcional como desencarnou e despertou na Espiritualidade a amorosa mensageira Scheilla.
  • Durante a Primeira Guerra Mundial, estava a jovem Scheilla num campo de batalha de Hamburgo, na Alemanha, nas suas actividades de enfermeira, quando foi atingida por uma granada. A entrega e espírito de doação com que desempenhava as suas tarefas era tal, que assim que o seu corpo, foi atingido mortalmente, dela se acercou a figura do Dr. Adolfo Bezerra de Menezes, que assim lhe falou:

- "Irmã Scheilla, não há tempo a perder. Muitos soldados acabam de desencarnar ao fogo da batalha. Estão em dolorosa situação. É necessário atender a todos. Vamos trabalhar!"
  • E Scheilla de imediato obedeceu, agora já na Espiritualidade, a abençoada tarefa de socorrer aos que sofrem, tal como vinha fazendo quando ainda estava encarnada.

  • Allan Kardec esclarece, de forma clara, que a alma quando desencarna passa, de um modo geral, por um estado de perturbação, cujo tempo é variável de indivíduo para indivíduo.
  • Enquanto alguns se desprendem, felizes, do corpo físico, outros se desesperam por terem de abandonar as ilusões a que estavam tão ligados.
  • É um sofrimento que dependerá, naturalmente, da conduta que se tenha enquanto "vivos" e também do conhecimento que se alcançar acerca do significado da Vida e da realidade do Plano Espiritual.
  • Entretanto, não basta ter adquirido um razoável conhecimento da Vida Espiritual para permitir que alcancemos uma desencarnação e um despertar tranquilo do Outro Lado da Vida, tal como não chega ao estudante de medicina obter o diploma para se tornar num médico experiente, mas é essencial que a nossa prática de conduta, nesta breve existência na Terra, nos habilite com créditos para a passagem.

    165. O conhecimento do Espiritismo exerce alguma influência sobre a duração, mais ou menos longa, da perturbação?

    R: “Influência muito grande, por isso que o Espírito já antecipadamente compreendia a sua situação. Mas, a prática do bem e a consciência pura são o que maior influência exercem.”, PARTE 2ª - CAPÍTULO III, DA VOLTA À VIDA ESPIRITUAL, Perturbação Espiritual, pág. 118


Em jeito de conclusão, podemos afirmar que:

Se semearmos o bem, colheremos o bem.

Eduquemo-nos em pensamentos e actos, durante a vida na terra para que consigamos a morte de que nos fala Hernani Santanna :


“A morte (...) é a liberdade !
É o vôo augusto para a luz divina,
sob as bênçãos da paz da eternidade!
É bem começo de uma nova idade,
antemanhã formosa e peregrina,
da nossa vera e grã felicidade.”

SANTANNA, Hernani. “Canção do Alvorecer”. 2ª ed,: FEB, 1983, pg. 46.
  • Deixo esta questão no ar: até que ponto o estudo das leis que regem a Desencarnação nos pode facilitar este momento de transição?

  • Posts anteriores sobre o tema:

1 comentário:

  1. Amiga, mais um presente pra ti; este é diferente!! Passe lá depois??
    (http://www.mstpm.net/2009/01/30/meme-olha-que-blog-maneiro/)

    beijoooooo

    ResponderEliminar