quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

A Individualidade do Espírito

-Após a morte do corpo físico, o espírito mantém-se vivo, conservando a sua individualidade.


150. A alma, após a morte, conserva a sua individualidade?
“Sim; jamais a perde. Que seria ela, se não a conservasse?”

a) - Como comprova a alma a sua individualidade, uma vez que não tem mais corpo material?

“Continua a ter um fluido que lhe é próprio, haurido na atmosfera do seu planeta, e que guarda a aparência de sua última encarnação: seu perispírito.” in "O Livro dos Espíritos", CAPÍTULO III - DA VOLTA DO ESPÍRITO, EXTINTA A VIDA CORPÓREA, À VIDA ESPIRITUAL, pág.112


O exemplo da libertação de Dimas, narrado por André Luiz, prova-nos de forma indubitável a sobrevivência do espírito e a conservação da sua individualidade após a morte do corpo físico, ambas as questões pontos doutrinários do espiritismo. Dimas permaneceu vivo e com a mesma aparência que mantinha antes da desencarnação.

“…notei que as forças em exame eram dotadas de movimento plasticizante. A chama mencionada transformou-se em maravilhosa cabeça, em tudo idêntica à do nosso amigo em desencarnação, constituindo-se, após ela, todo o corpo perispiritual de Dimas, membro a membro, traço a traço. E, à medida que o novo organismo ressurgia ao nosso olhar, a luz violeta-dourada, fulgurante no cérebro, empalidecia gradualmente, até desaparecer, de todo, como se representasse o conjunto dos princípios superiores da personalidade, momentâneamente recolhidos a um único ponto, espraiando-se, em seguida, através de todos os escaninhos do organismo perispirítico, assegurando, desse modo, a coesão, dos diferentes átomos, das novas dimensões vibratórias.
Dimas-desencarnado elevou-se alguns palmos acima de Dimas-cadáver, apenas ligado ao corpo através de leve cordão prateado, semelhante a sutil elástico, entre o cérebro de matéria densa, abandonado, e o cérebro de matéria rarefeita do organismo liberto.” In “Obreiros da Vida Eterna, Cap. XIII “Companheiro Libertado”, págs 211/12

Não será esta descrição uma demonstração inequívoca do erro em que caem as teorias materialistas, que defendem a inexistência de algo mais, após a morte do corpo físico e das de teor panteísta, que sustentam que o espírito retorna ao todo universal donde é extraído?

1 comentário:

  1. Minha querida Joana!

    Que saudades, mas jamais me esqueço de ti!
    Rem mimos para você lá em casa com muito carinho!
    Te amo viu???
    Beijos!

    ResponderEliminar